Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Profissões: O que vou ser quando eu crescer? Eu achei legal que o pai veio na escola, contar do trabalho dele no parque.
Isabelly | aluno(a)
Os projetos são muito bons, trazendo atividades que contribuem com o aprendizado das crianças envolvendo a família e a escola sempre com muita criatividade voltados para a realidade em que vivemos.
Letiane | responsável
Pergunta Exploratória

Qual profissão você gostaria que seu (a) filho (a) tivesse no futuro?

Expedição Investigativa

Inicialmente realizei a observação da turma para perceber em que cada um mais se destacava, depois a partir de uma conversa envolvendo profissões, os questionei e registrei, sobre o que gostariam de ser quando crescessem, também fizemos registros artísticos individuais de como cada um imagina ser esta profissão, o que faziam, que roupas usavam, que tipo de materiais precisavam utilizar no seu trabalho, entre outras.

Objetivos

Estimular o autoconhecimento, incentivando-os a despertar e potencializar seus interesses, quanto as profissões; Desenvolver atividades pedagógicas que possibilitem conhecer e valorizar as profissões em estudo.

Comunidade de Aprendizagem

Coordenadoras pedagógicas da SMECD Janice Alf Ruff e Debora dos Santos, gerente da Cooper Yucumã Almir José Bagega.

Articulação com o currículo

Linguagem Artística: Coordenação motora ampla e fina; Comunicação; Desenho; Leitura e releitura de imagens; Exploração de diferentes tipos de materiais (texturas); Coordenação motora ampla e fina; Comunicação; Linguagem da Natureza e Sociedade: Eu/família/casa/escola; Profissionais que atuam na escola (profissões); Limites/ valores. Conhecimento do espaço físico da escola; Datas comemorativas definidas pela escola (dia do trabalho); Hábitos de higiene; Linguagem do Movimento: Interação; Coordenação ampla e fina; Atenção e concentração; Visomotricidade; Ludicidade; Interação; Linguagem Oral e Escrita: Coordenação motora fina; Limites (noção de espaço); Expressão oral; Leitura de imagens, Sequência lógica, começo, meio e fim; Linguagem Matemática: Manipulação de objetos; Noção de medidas de comprimento; Noção de tamanho, espessura, forma, distância e posição; Limites/disciplina/valores; Quantidade: vazio e cheio; Comparação: igual e diferente.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.I. Meu Primeiro Passo

Diretor
Daiani Temis Gonsatto Ribeiro

Turma
Pré-escolar

Número de alunos
16

Educadores
Graziela Gottardi e auxiliar Maristane Martens

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
O projeto em si foi muito gratificante, pois pude ver o quão interessado cada aluno ficava ao realizar cada atividade desenvolvida, desde a pesquisa para iniciar o projeto até a conclusão do mesmo.
Graziela | Professor(a)

Repercussão na mídia

Foi feita uma matéria sobre as expedições investigativas realizadas por todas as turmas da E.M.E.I. Meu Primeiro Passo e também uma matéria específica da ação “Álbum das Profissões”, a qual, os alunos realizaram com o auxílio de seus pais, sendo que, cada aluno levou a câmera fotográfica da escola para casa e tirou uma foto ao lado de um profissional do nosso município, promovendo assim, a valorização das profissões locais e a integração da comunidade com a escola.