Profissões: O que vou ser quando eu crescer?
“ Eu achei legal que o pai veio na escola, contar do trabalho dele no parque.
Isabelly | aluno(a)
“ Os projetos são muito bons, trazendo atividades que contribuem com o aprendizado das crianças envolvendo a família e a escola sempre com muita criatividade voltados para a realidade em que vivemos.
Letiane | responsável
Pergunta Exploratória
Qual profissão você gostaria que seu (a) filho (a) tivesse no futuro?
Expedição Investigativa
Inicialmente realizei a observação da turma para perceber em que cada um mais se destacava, depois a partir de uma conversa envolvendo profissões, os questionei e registrei, sobre o que gostariam de ser quando crescessem, também fizemos registros artísticos individuais de como cada um imagina ser esta profissão, o que faziam, que roupas usavam, que tipo de materiais precisavam utilizar no seu trabalho, entre outras.
Objetivos
Estimular o autoconhecimento, incentivando-os a despertar e potencializar seus interesses, quanto as profissões; Desenvolver atividades pedagógicas que possibilitem conhecer e valorizar as profissões em estudo.
Comunidade de Aprendizagem
Coordenadoras pedagógicas da SMECD Janice Alf Ruff e Debora dos Santos, gerente da Cooper Yucumã Almir José Bagega.
Articulação com o currículo
Linguagem Artística: Coordenação motora ampla e fina; Comunicação; Desenho; Leitura e releitura de imagens; Exploração de diferentes tipos de materiais (texturas); Coordenação motora ampla e fina; Comunicação; Linguagem da Natureza e Sociedade: Eu/família/casa/escola; Profissionais que atuam na escola (profissões); Limites/ valores. Conhecimento do espaço físico da escola; Datas comemorativas definidas pela escola (dia do trabalho); Hábitos de higiene; Linguagem do Movimento: Interação; Coordenação ampla e fina; Atenção e concentração; Visomotricidade; Ludicidade; Interação; Linguagem Oral e Escrita: Coordenação motora fina; Limites (noção de espaço); Expressão oral; Leitura de imagens, Sequência lógica, começo, meio e fim; Linguagem Matemática: Manipulação de objetos; Noção de medidas de comprimento; Noção de tamanho, espessura, forma, distância e posição; Limites/disciplina/valores; Quantidade: vazio e cheio; Comparação: igual e diferente.