Cantando, brincamos e aprendemos!
Pergunta Exploratória
Quais as músicas que exercem maior fascínio em nossas crianças?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa iniciou pela visita a escola de música de nosso município, onde o professor cantou algumas cantigas como: Pintinho Amarelinho, Meu lanchinho, Borboletinha, Atirei um pau no gato, etc, acompanhando as mesmas com violão.\\nE onde também foi apresentado outros instrumentos musicais, oportunizando assim aos nossos educandos aprendizagens significativas fora do ambiente escolar.
Objetivos
-Fazer com que as crianças desenvolvam sua oralidade, coordenação motora, atenção e concentração e memorização de forma lúdica e divertida.\\n-Despertar o gosto pelas cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou seja, cantada de geração em geração para que a criança possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
Comunidade de Aprendizagem
Família, escola, professores e comunidade.
Articulação com o currículo
A dinâmica envolveu conhecimentos gerais, artes, ciências e música, com as seguintes atividades vinculadas ao currículo: Entrevista para os pais questionando-os sobre as cantigas que fizeram parte de sua infância; Confecção de maleta musical contendo livro e CD das cantigas trabalhadas, para que os pais cantem as mesmas com seus filhos e tirem fotos desse momento para anexar ao projeto; Confecção de caixa musical; Confecção do livro cantado; Várias atividades com as cantigas: Fui morar numa casinha; Peixinho Dourado; Marcha soldado; A cobra não tem pé; Atirei um Pau no gato; Meu Pintinho Amarelinho; Sitio de seu Lobato; Brincadeira com algumas cantigas de roda; Confecção de chocalho com sucatas; Apresentação de alguns instrumentos musicais para as crianças conhecerem (Violão, pandeiro, flauta); Atividade com um professor de música para apresentar algumas cantigas para as crianças.