MEUS PAIS LENDO PARA MIM
Pergunta Exploratória
Que prática de leitura têm os pais com os filhos?
Expedição Investigativa
Realizada no momento pedagógico com os pais, professores e alunos, através da pergunta exploratória que norteou o projeto como um todo. Foi relatado pelos pais, as dificuldades de atenção e concentração dos seus filhos no momento de leitura ou contação de histórias. A partir desta conversa surgiu a ideia de estarem construindo a maleta viajante, cujo propósito seria o de criar o hábito da leitura para intensificar a parceria escola e família no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Objetivos
Resgatar e incentivar a contação de histórias entre pais e filhos, com o propósito de aprimorar o gosto pela leitura e explorar as diversas possibilidades de ensino e aprendizagem potencializado pela leitura; Aproximar pais e filhos numa leitura dinâmica, divertida e prazerosa, levando a aproximação entre pais e filhos, por meio de uma rotina diária do exercício da leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Família, escola, professores e comunidade.
Articulação com o currículo
Na disciplina de Artes o trabalho foi realizado por meio da contação de historias pela profa. Michely Kaster: histórias O pingo e as cores; João e Maria e história das cores; Chapeuzinho Vermelho; Branca de neve e os sete anões; Cinco patinhos; Lobo e os Sete cabritinhos; \\nNa disciplina de matemática trabalhou com a “História dos três porquinhos pela profa. Marcia Fabrin”, por meio da leitura, confecção, dramatização com as casinhas e os personagens, colagem dos personagens na parede da sala. A história “Cachinhos dourados e os três ursos” foi contada com o avental de histórias.\\nNa disciplina de Formação Humana, cantaram a música da casinha, dramatizando com os personagens relacionando as cores das casinhas.\\nTodas as disciplinas enviaram a abelhinha para casa, a partir da qual foi lido a história com a família e relatado as reflexões e estada da abelhinha em cada lar.\\nTodos participaram de contação de história realizado por meio de dramatização de histórias pelo SESC.