Jogos competitivos e cooperativos
“ Com este projeto de Educação Física estamos aprendendo que os jogos competitivos são ótimos para aprendermos a ganhar e perder. E os jogos cooperativos nos ensinam a jogar em equipe e a cooperar com nossos colegas, pois um jogador sozinho não faz o time vencer.
Aluno 1 | aluno(a)
“ As experiências que os alunos tem nas aulas de Educação Física são muito marcantes para ele. Nas competições apreendem muito a ganhar e perder e respeitar seus colegas e adversário. E através dos jogos cooperativos apreendem a trabalhar em equipe, ajudando-se uns aos outros. Os alunos gostam muito de jogar e é muito bom ter essas experiências na escola.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
Quais os jogos que são praticados na comunidade?
Expedição Investigativa
Onde e o que visitaram, conheceram, exploraram, pesquisaram? Quais foram as curiosidades do grupo. Nos conte um pouco sobre esse momento.\\nNuma roda de conversa conversou-se sobre “Ser competitivo”, pois a turma gosta muito de competição e se destacam em tudo que se desafiam a fazer. Após o diálogo optou-se em desenvolver o projeto “Jogos: competitivos e Jogos cooperativos”.
Objetivos
Ampliar seus conhecimentos sobre os jogos que a comunidade participa. Visando potencializar capacidades, ampliando possibilidades dos alunos de compreenderem e transformarem a realidade. Tendo em vista que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para gastar energia, mas também como fator importante para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Educação física; Língua Portuguesa; História; Geografia; Artes; Ensino Religioso; Ciências; Matemática; Jogos e brincadeiras; Coordenação corporal; A história dos jogos competitivos na escola; Produção textual: Poesia; Paródia; Acróstico; ortografia; Os jogos na cultura afro e indígena nas diferentes épocas e espaços; Artes plásticas; Apreciação de obras de arte. Valores: respeito, cooperação, ajuda mútua; saúde; Pesquisa sobre jogos competitivos e jogos cooperativos; Entrevistar os pais sobre os jogos que são mais praticados na comunidade para conhecer os jogos que são praticados na comunidade; Promover uma gincana de jogos cooperativos e jogos competitivos na escola; Pesquisa sobre os jogos competitivos dos quais a escola participou; Visitar outra escola para vivenciar alguns tipos de jogos de competição; Realização dos Jogos Sol a Sol na comunidade; Participação nos JERGS (Jogos escolares do Rio Grande do Sul); Leitura de diferentes textos.