Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Jogos competitivos e cooperativos Com este projeto de Educação Física estamos aprendendo que os jogos competitivos são ótimos para aprendermos a ganhar e perder. E os jogos cooperativos nos ensinam a jogar em equipe e a cooperar com nossos colegas, pois um jogador sozinho não faz o time vencer.
Aluno 1 | aluno(a)
As experiências que os alunos tem nas aulas de Educação Física são muito marcantes para ele. Nas competições apreendem muito a ganhar e perder e respeitar seus colegas e adversário. E através dos jogos cooperativos apreendem a trabalhar em equipe, ajudando-se uns aos outros. Os alunos gostam muito de jogar e é muito bom ter essas experiências na escola.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

Quais os jogos que são praticados na comunidade?

Expedição Investigativa

Onde e o que visitaram, conheceram, exploraram, pesquisaram? Quais foram as curiosidades do grupo. Nos conte um pouco sobre esse momento.\\nNuma roda de conversa conversou-se sobre “Ser competitivo”, pois a turma gosta muito de competição e se destacam em tudo que se desafiam a fazer. Após o diálogo optou-se em desenvolver o projeto “Jogos: competitivos e Jogos cooperativos”.

Objetivos

Ampliar seus conhecimentos sobre os jogos que a comunidade participa. Visando potencializar capacidades, ampliando possibilidades dos alunos de compreenderem e transformarem a realidade. Tendo em vista que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para gastar energia, mas também como fator importante para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Educação física; Língua Portuguesa; História; Geografia; Artes; Ensino Religioso; Ciências; Matemática; Jogos e brincadeiras; Coordenação corporal; A história dos jogos competitivos na escola; Produção textual: Poesia; Paródia; Acróstico; ortografia; Os jogos na cultura afro e indígena nas diferentes épocas e espaços; Artes plásticas; Apreciação de obras de arte. Valores: respeito, cooperação, ajuda mútua; saúde; Pesquisa sobre jogos competitivos e jogos cooperativos; Entrevistar os pais sobre os jogos que são mais praticados na comunidade para conhecer os jogos que são praticados na comunidade; Promover uma gincana de jogos cooperativos e jogos competitivos na escola; Pesquisa sobre os jogos competitivos dos quais a escola participou; Visitar outra escola para vivenciar alguns tipos de jogos de competição; Realização dos Jogos Sol a Sol na comunidade; Participação nos JERGS (Jogos escolares do Rio Grande do Sul); Leitura de diferentes textos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias

Diretor
Silvane Piffer de Borba

Turma
6º ano

Número de alunos
19

Educadores
Ana Inez Conci Kovalski

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
Este projeto vem tendo muitos resultados positivos, pois o aluno só se desenvolve plenamente em meio ao um grupo. Através deste projeto os alunos estão apreendendo a trabalhar/jogar em equipe, por mais que os jogos na sua maioria trazem a competição muito presente os alunos precisam cooperar com sua equipe para obter um resultado positivo, deste modo os jogos cooperativos vem somente a acrescentar na formação do aluno como ser humano.
Professor 1 | Professor(a)