Conhecendo nosso município e sua fonte de renda
“ As atividades do projeto foram muito legais, pudemos compreender melhor o nosso município e sua história através de pesquisa, vídeos e passeios, onde passamos compreender a função dos políticos de nossa cidade e do funcionamento da prefeitura, entendendo a diferença entre o público e o privado.
Aluno 1 | aluno(a)
“ Minha filha gosta muito de ir para a escola, e comenta todas as atividades em casa. Ela estava empolgada com as atividades do município, em que cada dia realizavam uma atividade diferente, foram até a prefeitura, conheceram a história do município, conheceram museus... Tudo isso é importante para o seu aprendizado.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
O que podemos visualizar a distância? O que vocês conhecem do nosso município? E o que gostariam de saber sobre o nosso município?
Expedição Investigativa
Caminhamos nas proximidades da escola, compreendendo que estamos em uma comunidade rural (Alto Alegre) que compõe um município. Ao chegarmos no local em que é possível avista o município, foi perguntado aos alunos: O que podemos visualizar a distância? O que vocês conhecem do nosso município? E o que gostariam de saber sobre o nosso município?
Objetivos
Conhecer e valorizar o município como lugar onde vivemos, resgatando as memórias desde sua fundação, a fim de fortalecer a cidadania e a consciência da responsabilidade fiscal.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias: Dias, Pianowski, Chiodi, Sales, Bellon, Palinski, Garcia, Hasse, Wisniewski, Wachter, Oliveira, Proença, Santos, Ribeiro, Figueiró; Aloisio Vogt ; Jalmo; Rosa Lopes; Clairton Carboni.
Articulação com o currículo
Português; História; Geografia; Ensino Religioso; Artes; Matemática; Ensino Religioso; História dos primeiros colonizadores; Produção textual; Leitura de imagens; Importância dos valores; História dos primeiros colonizadores; Origem do nome; Comunidades que compõe o município; Localização, limites e fronteiras; Funções Públicas; Economia existente; Impostos; Identificação e entendimentos dos patrimônios públicos de nosso município, bem como, o cuidado e valorização dos mesmos; Meios de comunicação existentes no município; Primeiros Moradores; Formação étnica; Atividades sociais, recreativas e religiosas; Pesquisar acontecimentos significativos para o municípios; Pesquisar junto à família; Entrevista com pessoas que participaram na emancipação do município; Pesquisas em livros e memórias vivas que possam dialogar sobre a história do nome do município; Hino do município; Mini livrinho sobre a história; Fazer leitura cartográfica do mapa município; Maquetes.