Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo nosso município e sua fonte de renda As atividades do projeto foram muito legais, pudemos compreender melhor o nosso município e sua história através de pesquisa, vídeos e passeios, onde passamos compreender a função dos políticos de nossa cidade e do funcionamento da prefeitura, entendendo a diferença entre o público e o privado.
Aluno 1 | aluno(a)
Minha filha gosta muito de ir para a escola, e comenta todas as atividades em casa. Ela estava empolgada com as atividades do município, em que cada dia realizavam uma atividade diferente, foram até a prefeitura, conheceram a história do município, conheceram museus... Tudo isso é importante para o seu aprendizado.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória

O que podemos visualizar a distância? O que vocês conhecem do nosso município? E o que gostariam de saber sobre o nosso município?

Expedição Investigativa

Caminhamos nas proximidades da escola, compreendendo que estamos em uma comunidade rural (Alto Alegre) que compõe um município. Ao chegarmos no local em que é possível avista o município, foi perguntado aos alunos: O que podemos visualizar a distância? O que vocês conhecem do nosso município? E o que gostariam de saber sobre o nosso município?

Objetivos

Conhecer e valorizar o município como lugar onde vivemos, resgatando as memórias desde sua fundação, a fim de fortalecer a cidadania e a consciência da responsabilidade fiscal.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias: Dias, Pianowski, Chiodi, Sales, Bellon, Palinski, Garcia, Hasse, Wisniewski, Wachter, Oliveira, Proença, Santos, Ribeiro, Figueiró; Aloisio Vogt ; Jalmo; Rosa Lopes; Clairton Carboni.

Articulação com o currículo

Português; História; Geografia; Ensino Religioso; Artes; Matemática; Ensino Religioso; História dos primeiros colonizadores; Produção textual; Leitura de imagens; Importância dos valores; História dos primeiros colonizadores; Origem do nome; Comunidades que compõe o município; Localização, limites e fronteiras; Funções Públicas; Economia existente; Impostos; Identificação e entendimentos dos patrimônios públicos de nosso município, bem como, o cuidado e valorização dos mesmos; Meios de comunicação existentes no município; Primeiros Moradores; Formação étnica; Atividades sociais, recreativas e religiosas; Pesquisar acontecimentos significativos para o municípios; Pesquisar junto à família; Entrevista com pessoas que participaram na emancipação do município; Pesquisas em livros e memórias vivas que possam dialogar sobre a história do nome do município; Hino do município; Mini livrinho sobre a história; Fazer leitura cartográfica do mapa município; Maquetes.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias

Diretor
Silvane Piffer

Turma
4º e 5º ano

Número de alunos
16

Educadores
Vanessa Taís Eloy

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Família dos alunos

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
O conhecimento sendo oportunizado através de projeto proporciona um aprendizado mais consistente e agradável aos alunos, que ao identificar a sequencia de atividades multidisciplinares sobre o assunto, conseguem fazer relação e visualizar a amplitude de cada disciplina, e de como elas estão inter-relacionadas com as atividades que realizamos no cotidiano. Os alunos se empenham nas atividades por identificarem a importância dos conteúdos que estão contribuindo para a sua formação.
Professora 1 | Professor(a)