Saber conviver
“ Nós estamos aprendendo que devemos dividir nossos materiais, ser amigo de todo mundo e ajudar a quem precisa.
Aluno 1 | aluno(a)
“ Eu percebo que esta escola se preocupa muito em ensinar virtudes, boas maneiras e a ter boa conduta para vida, e isso vai além dos conteúdos e por isso me sinto bem em deixar meu filho aqui nesta escola.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
O que está bom na Escola? O que podemos melhorar na Escola? O que eu gostaria de aprender?
Expedição Investigativa
Os alunos ao serem desafiados a falar sobre a Escola e perceber o que está bom e o que poderemos melhorar, nos surpreenderam em suas respostas, pois eles souberam fazer uma leitura muito minuciosa (por serem crianças pequenas) da realidade na qual a escola está inserida. Desde a estrutura física como a aprendizagem “conteúdo”.
Objetivos
Incentivar o sonho de uma sociedade mais humana, comprometida com o ser, deixando de lado a violência e enaltecendo as virtudes que fazem as pessoas mais humanas.
Comunidade de Aprendizagem
Lídia Massuda e Guida Vargas; Família: Siqueira, Dias, Beck, Lena, Almeida, Santos, Balz e Machado, Dias.
Articulação com o currículo
Português; Matemática; Ensino religioso; Artes; Educação Física; Produção de frases; Relatório oral e depois escrito pela professora; Histórias matemáticas envolvendo as quatro operações; Valores: amizade, respeito, perdão, paz, amizade, solidariedade, amizade; Dobraduras; Literatura infantil; Produção de palavras, frases e pequenos textos; Teatro; Dobradura; Colagem; Recortes; Desenho livre; Meio Ambiente; Animais; Educação Ambiental; Coordenação ampla e fina; Artes visuais; Criação de orações espontâneas; Cartazes; Oralidade; Expressão corporal Coordenação Motora; Histórias; Cantigas; Musicalidade; Brincadeiras; Habilidades motoras básicas; Ginástica; Jogos de mesa; Brincadeiras; Habilidades motoras básicas; Ginástica; Vovó vem na escola para contar histórias de seu tempo; Elaboração de cartaz sobre a convivência harmoniosa; Trabalho com fábulas, durante o ano todo, especialmente: O porco espinho; Trabalho de confecção de máscaras; Recontagem da histórias.