Há, há, há – vamos brincar!
“ A aprendizagem acontece através de diversas formas, mas o que mais desperta o interesse é através do lúdico, que aprendem brincando.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
O que cada um gostaria que melhorasse na escola?
Expedição Investigativa
Realizamos uma reunião com as crianças para “descobrir” o que elas gostavam e o que gostariam que melhorasse na escola. A turma demostrou grande interesse em brinquedos e brincadeiras.
Objetivos
Desenvolver atividades pedagógicas que envolvam brincadeiras e cantigas, explorando a movimentação corporal, bem como o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor.
Comunidade de Aprendizagem
Professor de teatro: Vanderlei; Escola; Professoras: Ana e Bibiana; Alunos: 1° ano Pré A e B.
Articulação com o currículo
Identidade e Autonomia; Linguagem oral e escrita; Linguagem Matemática; Linguagem da Natureza; Linguagem da Sociedade; Linguagem do movimento; Linguagem artística; Cores: laranja e rosa; Números: 1, 0, 6; Adjetivos: grande e pequeno; Partes do corpo: olhos, pés e mãos; Cores; formas; espessura; quantidades; tamanhos; Espaço e tempo; Ordenação, classificação, seriação e inclusão; Contagem oral; Noções de lateralidade (dentro, fora, em cima, embaixo, do lado); Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas; Prevenção de acidentes e cuidados com a saúde do corpo (equilíbrio entre corpo e mente); Experiências com matérias diversas; Regras dentro e fora da escola, direitos e deveres (convívio social); Tônus: forca, velocidade, resistência, flexibilidade e equilíbrio; Apresentação: Eu sou... Quem é você; bom dia, boa tarde; Animais: elefante, urso, galo, pássaro, urso, leão, gato; Partes do corpo: olhos, boca e nariz.