Cuidando do Meio Ambiente
“ Foi legal realizar as atividades sobre o meio ambiente: As visitas ao bosque, plantio de árvores, confecção de brinquedos e as palestras.
Aluno 1 | aluno(a)
“ Como é bom fazer os alunos vivenciar com ações concretas.
Pai 1 | responsável
Pergunta Exploratória
O lixo está no lugar certo?
Expedição Investigativa
Passeamos pelas dependências da escola, ao entorno da escola, na quadra onde a escola está inserida e também no Bosque Municipal. Os alunos observaram o lixo no chão e questionaram: “Quem teria jogado lixo no chão?” Observaram alguns animais encontrados no bosque, ao avistarem umas abelhas saíram correndo. Ao ver uma borboleta ficaram admirados com sua beleza.
Objetivos
Preservar o meio ambiente sensibilizando para os cuidados que devemos ter com o lixo e o seu destino correto. Valorizar a beleza do meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Família; Biólogas: Tais e Morgana; Agente de saúde e a Senhora Eliza Grieleitow.
Articulação com o currículo
Português; Ciências; Matemática; Artes; Geografia; Ensino Religioso; Produção de palavras e frases; Leitura; Ditado; Histórias matemáticas; Colagem; Pintura; Leitura; Escrita de palavras e frases; Meio ambiente/preservação; Desenho; Educação ambiental; Dias da semana; Numerais; Antecessor (sucessor); Cuidado com os animais peçonhentos e não peçonhentos; Musicalidade; Desenho livre; Conjuntos; Dobradura; Frases matemáticas; Animais peçonhentos; Musicalidade; Desenhos; Leituras; Cálculos; Quantidade; Purificação do ar; Plantio de árvores; Cartazes; Palavras; Frases; Dobraduras; Figuras geométricas; Cálculos; Quantidades; Palavras; Confecção de brinquedos; Separação do lixo seco e orgânico; Fazer pinturas nas lixeiras; Rodas de conversas; Relatar o que os alunos falam; Questionário com entrevistas com os pais; Fazer uma conversa com os alunos para ver como a família dá destino ao lixo; Textos informativos; Diálogos orais; Conversa com a Luciana (secretaria do meio ambiente).