Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS QUE NOS ENSINAM Nosso projeto foi bom porque brincamos, desenhamos, lemos livros, escrevemos textos, confeccionamos brinquedos, pesquisamos, entrevistamos como eram os brinquedos antigamente, apresentamos o projeto aos nossos pais e escola, conhecemos outros brinquedos e brincadeiras e isto nos trouxe conhecimento.
Turma 4ano | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que encontramos neste local visitado que nos chama atenção?

Expedição Investigativa

Realizamos nossa expedição investigativa na Biblioteca Pública Municipal Mario Quintana buscar respostas para pergunta o que encontramos neste local visitado que nos chama atenção? O que mais chamou a atenção dos alunos foram os brinquedos expostos usados para trabalhos com crianças que são visitadas pelo PIM, decidindo-se assim o tema do projeto que são os brinquedos, cujo título é Brinquedos e brincadeiras que nos ensinam.

Objetivos

Aprimorar a linguagem oral, escrita, moral e afetuosa, desenvolvendo o físico motor e o raciocínio lógico e o social.

Comunidade de Aprendizagem

Entrevistas com os familiares\\Biblioteca Pública

Articulação com o currículo

Língua portuguesa: Produção de texto, verbos, interpretação, leitura, pronomes, oralidade, narração.
História: Processo de colonização do município, estado e país, Sociedade e cotidiano, A cultura brasileira, As atividades econômicas no Brasil Colonial.
Geografia: O ambiente brasileiro e suas características, as regiões, As atividades econômicas no Brasil, População urbana e rural.
Matemática: Sistema decimal e monetário, Estimativa, As quatro operações, Formas geométricas.
Ciências: Ambiente e vida, As estações do ano, Calor e temperatura, Higiene e saúde, Rótulos de alimentos, Preservação do meio ambiente,Biomas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini

Turma
4º ano II

Número de alunos
8

Educadores
Marcos, Jaqueline e Lucas

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Palmeiras

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES PALMEIRAS

Apoiadores
Cláudia Fonseca

Por meio destes temas dos referidos projetos os alunos tiveram a oportunidade de serem agentes do aprender, pesquisando e conhecendo mais o assunto que eles escolheram como tema, houve interesse e entusiasmo nas tarefas realizadas durante o período trabalhado.