Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Formando seres humanos mais humanos “Foi muito gratificante fazer este projeto, pois aprendemos que abandonar animais é crime e que adoção é muito sério!”
Carla Finimundi | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que cada um como cidadão pode fazer para evitar o abandono de animais ou a proliferação deles na rua?

Expedição Investigativa

O interesse pelo projeto surgiu a partir da reportagem “Jovem passa o dia abraçando animais de rua e suas reações são incríveis”, trazida pelos alunos. Ainda, devido ao envolvimento de alunos e professores na causa da adoção e doações em ONGs, surgiu o interesse sobre o que cada um como cidadão pode fazer para evitar o abandono e maus tratos de animais.

Objetivos

O projeto teve como objetivo investigar as causas e consequências do abandono de animais, analisar a lei sobre crime ambiental e maus-tratos, conhecer a terapia com animais e incentivar a adoção responsável

Comunidade de Aprendizagem

Primeiramente os alunos assistiram a uma palestra ministrada por dois advogados voluntários de uma ONG da região, os quais relataram casos de abandono, maus tratos e o que a lei fala sobre o assunto. Além disso, trouxeram informações de cuidados básicos que deve se ter para o bem-estar de nossos animais de estimação. \nA voluntária que ajuda animais de rua em Novo Hamburgo fez uma explanação contando aos alunos casos de maus tratos, de abandono de filhotes e adultos .

Articulação com o currículo

Em Ciências, foram trabalhadas reportagens de divulgação científica das revistas “Superinteressante” e “Ciência maluca”. Os textos baseados em artigos científicos relatavam benefícios de ter um animal de estimação: prevenção de doenças, auxílio a pessoas com depressão, redução de estresse e socialização de crianças. Após, os alunos confeccionaram cartazes para divulgação na Mostra Municipal. Já na disciplina de Língua Portuguesa os alunos leram reportagens sobre abandono e proliferação de animais na rua e, então, desenvolveram uma produção textual. Em História e Geografia foi abordada a domesticação de animais. Ainda, falou-se das espécies tratadas como deuses ou sagradas na Antiguidade. Em Artes e Ensino Religioso os alunos confeccionaram casinhas com garrafas pet entregues a crianças que não tinham condições de adquiri-las. Em Educação Física foi trabalhada a terapia e lazer com animais. E em Inglês os alunos traduziram abstracts de artigos científicos sobre o assunto.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Padre João Baptista Ruland

Turma
6º, 7º, 8º e 9º

Número de alunos
60

Educadores
Tailise Marques Dias, Simoni Bauermann, Ana Paula Steinmetz, Giovana Stroher, Marcus Leonardo Nienow, Caroline Giesch, Elisabete Kiefer Weber

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Alto Feliz

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ALTO FELIZ

Apoiadores
-

-