Formando seres humanos mais humanos
“ “Foi muito gratificante fazer este projeto, pois aprendemos que abandonar animais é crime e que adoção é muito sério!”
Carla Finimundi | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que cada um como cidadão pode fazer para evitar o abandono de animais ou a proliferação deles na rua?
Expedição Investigativa
O interesse pelo projeto surgiu a partir da reportagem “Jovem passa o dia abraçando animais de rua e suas reações são incríveis”, trazida pelos alunos. Ainda, devido ao envolvimento de alunos e professores na causa da adoção e doações em ONGs, surgiu o interesse sobre o que cada um como cidadão pode fazer para evitar o abandono e maus tratos de animais.
Objetivos
O projeto teve como objetivo investigar as causas e consequências do abandono de animais, analisar a lei sobre crime ambiental e maus-tratos, conhecer a terapia com animais e incentivar a adoção responsável
Comunidade de Aprendizagem
Primeiramente os alunos assistiram a uma palestra ministrada por dois advogados voluntários de uma ONG da região, os quais relataram casos de abandono, maus tratos e o que a lei fala sobre o assunto. Além disso, trouxeram informações de cuidados básicos que deve se ter para o bem-estar de nossos animais de estimação. \nA voluntária que ajuda animais de rua em Novo Hamburgo fez uma explanação contando aos alunos casos de maus tratos, de abandono de filhotes e adultos .
Articulação com o currículo
Em Ciências, foram trabalhadas reportagens de divulgação científica das revistas “Superinteressante” e “Ciência maluca”. Os textos baseados em artigos científicos relatavam benefícios de ter um animal de estimação: prevenção de doenças, auxílio a pessoas com depressão, redução de estresse e socialização de crianças. Após, os alunos confeccionaram cartazes para divulgação na Mostra Municipal. Já na disciplina de Língua Portuguesa os alunos leram reportagens sobre abandono e proliferação de animais na rua e, então, desenvolveram uma produção textual. Em História e Geografia foi abordada a domesticação de animais. Ainda, falou-se das espécies tratadas como deuses ou sagradas na Antiguidade. Em Artes e Ensino Religioso os alunos confeccionaram casinhas com garrafas pet entregues a crianças que não tinham condições de adquiri-las. Em Educação Física foi trabalhada a terapia e lazer com animais. E em Inglês os alunos traduziram abstracts de artigos científicos sobre o assunto.