Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Educação Financeira - Vamos economizar para um futuro melhor!
Pergunta Exploratória

Qual a importância do dinheiro na sua família?

Expedição Investigativa

A partir do texto “Equilíbrio”, a turma foi desafiada a pensar nas diferentes representações que o equilíbrio tem na vida das pessoas. Organizaram uma apresentação sobre equilíbrio ecológico, térmico, energético e econômico. A partir do que sabiam muitas questões surgiram, como: economizar, o que é poupança, cheque e cartão de crédito, o que são impostos e por que os pagamos, qual a função do banco, entre outros. A partir daí, o projeto deslanchou e o dinheiro passou a ser assunto diário.

Objetivos

O 5º ano manifestou interesse em realizar um passeio de final de ano. Aliado a este desejo, tiveram a oportunidade de trabalhar a educação financeira sob a ótica da metodologia DSOP. Muitos objetivos foram propostos, entre eles, apontar a necessidade de planejar e priorizar gastos, racionalizar o consumo, desenvolver conceitos como orçamento familiar, estimular o raciocínio lógico, compreender a importância do pagamento de impostos para o orçamento do município e quais as funções dos bancos.

Comunidade de Aprendizagem

A professora Sandra Kleber, que viajou recentemente à Europa, falou da sua experiência, desde a decisão de visitar um país estrangeiro, a preparação do roteiro, organização financeira, documentação necessária, gastos necessários e supérfluos.\nA professora de matemática Silvana Heinz, que coordena a Educação Fiscal do nosso município, falou sobre impostos, o que pagamos e como isso retorna ao município, os principais tipos de impostos e a importância da nota fiscal.\nA gerente da agência Sicredi

Articulação com o currículo

O projeto possibilitou a articulação nas áreas de: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Ensino Religioso. A partir de uma entrevista, puderam traçar o perfil socioeconômico das famílias. Pesquisaram produtos usados em casa, por meio de embalagens, na alimentação, limpeza, higiene com a finalidade de identificar os gastos mensais da família. Após a leitura do livro “A árvore que dava dinheiro” aprenderam sobre compra e venda, formas de pagamento, assistiram a vídeos, realizaram uma apresentação sobre o livro para as turmas de Jardim A, 2º e 3º Anos, Hora do conto sobre o livro “Papai perdeu o emprego” e ofereceram um pequeno chá com alimentos que trouxeram de casa. Foram realizadas atividades como o estudo dos animais que constam nas diferentes cédulas do Sistema Monetário Brasileiro, dos personagens históricos que estampam as cédulas, vídeo sobre a produção e confecção das cédulas e rodas de discussão sobre a indução ao consumo através das propagandas.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Monteiro Lobato

Turma
5º ano

Número de alunos
20

Educadores
Inês Janete Cerutti Ludwig

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lindolfo Collor

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LINDOLFO COLLOR

Apoiadores
-

Assessoria Pedagógica
Sussana Werle
Não