Educação Financeira - Vamos economizar para um futuro melhor!
Pergunta Exploratória
Qual a importância do dinheiro na sua família?
Expedição Investigativa
A partir do texto “Equilíbrio”, a turma foi desafiada a pensar nas diferentes representações que o equilíbrio tem na vida das pessoas. Organizaram uma apresentação sobre equilíbrio ecológico, térmico, energético e econômico. A partir do que sabiam muitas questões surgiram, como: economizar, o que é poupança, cheque e cartão de crédito, o que são impostos e por que os pagamos, qual a função do banco, entre outros. A partir daí, o projeto deslanchou e o dinheiro passou a ser assunto diário.
Objetivos
O 5º ano manifestou interesse em realizar um passeio de final de ano. Aliado a este desejo, tiveram a oportunidade de trabalhar a educação financeira sob a ótica da metodologia DSOP. Muitos objetivos foram propostos, entre eles, apontar a necessidade de planejar e priorizar gastos, racionalizar o consumo, desenvolver conceitos como orçamento familiar, estimular o raciocínio lógico, compreender a importância do pagamento de impostos para o orçamento do município e quais as funções dos bancos.
Comunidade de Aprendizagem
A professora Sandra Kleber, que viajou recentemente à Europa, falou da sua experiência, desde a decisão de visitar um país estrangeiro, a preparação do roteiro, organização financeira, documentação necessária, gastos necessários e supérfluos.\nA professora de matemática Silvana Heinz, que coordena a Educação Fiscal do nosso município, falou sobre impostos, o que pagamos e como isso retorna ao município, os principais tipos de impostos e a importância da nota fiscal.\nA gerente da agência Sicredi
Articulação com o currículo
O projeto possibilitou a articulação nas áreas de: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Ensino Religioso. A partir de uma entrevista, puderam traçar o perfil socioeconômico das famílias. Pesquisaram produtos usados em casa, por meio de embalagens, na alimentação, limpeza, higiene com a finalidade de identificar os gastos mensais da família. Após a leitura do livro “A árvore que dava dinheiro” aprenderam sobre compra e venda, formas de pagamento, assistiram a vídeos, realizaram uma apresentação sobre o livro para as turmas de Jardim A, 2º e 3º Anos, Hora do conto sobre o livro “Papai perdeu o emprego” e ofereceram um pequeno chá com alimentos que trouxeram de casa. Foram realizadas atividades como o estudo dos animais que constam nas diferentes cédulas do Sistema Monetário Brasileiro, dos personagens históricos que estampam as cédulas, vídeo sobre a produção e confecção das cédulas e rodas de discussão sobre a indução ao consumo através das propagandas.