Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As diversas vidas na Mário Sperb Eu gostei que a gente vai vender muito cachorro-quente para ir para Floribal. O mais legal era acharo tesouro, eu decifrei a charada! Também gostei de fazer o bolo de cenoura, o formigueiro e de plantar!
Raquel Berlitz | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como vivem os seres ao redor da escola?

Expedição Investigativa

Valorizando o ambiente e a curiosidade da turma, partimos para a expedição investigativa. A ideia de um projeto sobre os seres vivos se confirmou em nossa expedição, quando caminhamos pelas ruas próximas à escola, observando as árvores, os animais e o cemitério: “Tudo que vive, um dia morre”. Após o retorno, fortemente foi destacado o interesse em entender o ciclo da vida, a cadeia alimentar, animais perigosos e os animais pré-históricos. Assim surgiu o Projeto: As diversas vidas na Mário Sperb.

Objetivos

A Educação Infantil NB tem como característica principal a curiosidade de buscar um aprofundamento em todas as questões. Entre uma vasta área verde, com sítios por perto, uma praça ao lado e um cemitério antigo em frente, localiza-se a EMEF Mário Sperb, mostrando-se um espaço riquíssimo para a construção de aprendizagens. Observando o dia a dia das crianças, nas brincadeiras e nos momentos de atividades dirigidas, percebeu-se o quanto a natureza tem destaque nas indagações e motivações deles.

Comunidade de Aprendizagem

Toda a comunidade escolar pode participar de nosso Projeto, contribuindo com ideias, na parceria em atividades como, por exemplo, o brechó e a venda de cachorro-quente, na construção de materiais para fazermos uso em nossas aulas e ao responder às indagações das crianças contribuindo para solucionarmos nossas dúvidas. Dentro do contexto e necessidade de aflorar na turma o interesse pelo mundo da magia, tivemos ainda a vinda de um príncipe, o que enriqueceu o Projeto.

Articulação com o currículo

O Projeto possibilitou que os interesses das crianças tivessem uma fácil articulação com o currículo, sendo trabalhados o respeito a si, ao outro e ao ambiente, compreendendo que somos diferentes e, ao mesmo tempo, temos muitas características parecidas com as pessoas com as quais convivemos; entendendo que nascemos, crescemos e morremos, assim como todos os seres vivos; a oralidade e escrita, com a contação de histórias, que foram ora ouvidas e ora contadas pelas crianças, sendo realmente vivenciadas; nas rodinhas de conversa e nas canções, nas construções de textos coletivos, no trabalho com os nomes e sobrenomes; na expressão gráfica, fazendo registros, utilizando diferentes materiais; no conhecimento matemático, com gráficos, contagens e conjuntos; nas atividades de “corpo e movimento”, já que na educação infantil todo o conhecimento tem mais significado se forem valorizadas as atividades em que envolvem o corpo todo.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Dr. Mário Sperb

Diretor
Viviane Timm

Turma
Educação Infantil NB

Número de alunos
21

Educadores
Maureen Marques Pereira Guerra

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Dois Irmãos

Cooperativa
SICREDI PIONEIRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CENTRO/DOIS IRMÃOS

Apoiadores
Comunidade, pais e demais professores da escola.

Assessoria Pedagógica
Pablo Silveira
Os alunos gostaram muito e aprenderam muito com o projeto.
Maureen Guerra | Professor(a)