As diversas vidas na Mário Sperb
“ Eu gostei que a gente vai vender muito cachorro-quente para ir para Floribal. O mais legal era acharo tesouro, eu decifrei a charada! Também gostei de fazer o bolo de cenoura, o formigueiro e de plantar!
Raquel Berlitz | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Como vivem os seres ao redor da escola?
Expedição Investigativa
Valorizando o ambiente e a curiosidade da turma, partimos para a expedição investigativa. A ideia de um projeto sobre os seres vivos se confirmou em nossa expedição, quando caminhamos pelas ruas próximas à escola, observando as árvores, os animais e o cemitério: “Tudo que vive, um dia morre”. Após o retorno, fortemente foi destacado o interesse em entender o ciclo da vida, a cadeia alimentar, animais perigosos e os animais pré-históricos. Assim surgiu o Projeto: As diversas vidas na Mário Sperb.
Objetivos
A Educação Infantil NB tem como característica principal a curiosidade de buscar um aprofundamento em todas as questões. Entre uma vasta área verde, com sítios por perto, uma praça ao lado e um cemitério antigo em frente, localiza-se a EMEF Mário Sperb, mostrando-se um espaço riquíssimo para a construção de aprendizagens. Observando o dia a dia das crianças, nas brincadeiras e nos momentos de atividades dirigidas, percebeu-se o quanto a natureza tem destaque nas indagações e motivações deles.
Comunidade de Aprendizagem
Toda a comunidade escolar pode participar de nosso Projeto, contribuindo com ideias, na parceria em atividades como, por exemplo, o brechó e a venda de cachorro-quente, na construção de materiais para fazermos uso em nossas aulas e ao responder às indagações das crianças contribuindo para solucionarmos nossas dúvidas. Dentro do contexto e necessidade de aflorar na turma o interesse pelo mundo da magia, tivemos ainda a vinda de um príncipe, o que enriqueceu o Projeto.
Articulação com o currículo
O Projeto possibilitou que os interesses das crianças tivessem uma fácil articulação com o currículo, sendo trabalhados o respeito a si, ao outro e ao ambiente, compreendendo que somos diferentes e, ao mesmo tempo, temos muitas características parecidas com as pessoas com as quais convivemos; entendendo que nascemos, crescemos e morremos, assim como todos os seres vivos; a oralidade e escrita, com a contação de histórias, que foram ora ouvidas e ora contadas pelas crianças, sendo realmente vivenciadas; nas rodinhas de conversa e nas canções, nas construções de textos coletivos, no trabalho com os nomes e sobrenomes; na expressão gráfica, fazendo registros, utilizando diferentes materiais; no conhecimento matemático, com gráficos, contagens e conjuntos; nas atividades de “corpo e movimento”, já que na educação infantil todo o conhecimento tem mais significado se forem valorizadas as atividades em que envolvem o corpo todo.