Classificação: Estimulação Sensorial
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Estimulação sensorial: A diversão começa com as sensações Gostamos muito do Projeto e das ações realizadas, sendo que gostamos de participar da construção dos móveis da casinha dos 3 porquinhos. A Pati também adorou a luva das sensações e brincou bastante. Parabéns aos professores pelas belíssimas atividades, onde o desenvolvimento de minha filha melhorou bastante.
Paulo | responsável
Pergunta Exploratória

• Que atividades você desenvolve com seu (a) filho (a) para trabalhar a estimulação sensorial e corporal? • Que atividade ele demonstra gostar mais? • Envie um objeto sensorial que seu (a) filho (a) faz uso em casa para brincar.

Expedição Investigativa

A organização da Expedição Investigativa/ apreciativa, recebeu o auxilio da nutricionista Luciani, montamos com um pano branco, um tapete de cores, cheiros e sabores. Onde foram expostos alimentos a base de legumes e frutas, que traziam em formato os animais e as formas geométricas. Os alunos puderam tocar e degustar esses alimentos, que estavam propícios a estimulação sensorial, pois alguns se apresentavam inteiros, fatiados, ralados e até mesmo na forma líquida (suco).

Objetivos

Trabalhar o desenvolvimento integral dos bebês, por meio da estimulação sensorial e corporal, fazendo uso das brincadeiras que levam a descobertas do mundo sensorial, emocional e cognitivo.

Comunidade de Aprendizagem

Nutricionista da SMECD Luciani Moresco Eickhoff, Pedagoga do CRAS Sirlei D. Becker, Roseli Selle.

Articulação com o currículo

Linguagem Artística: Músicas de ninar, Desenho e imagem, Exploração de diferentes tipos de materiais (texturas), Expressão corporal: movimentos, Ritmo e dança, Desenho e imagem, Músicas infantis e cantigas de roda, Músicas de ninar, Contação de histórias, Modelagem com diferentes materiais (argila, massa de modelar, jornal), Mímica, dramatização e teatro; Linguagem da Natureza e Sociedade: Exploração do espaço da criança (vida cotidiana/ noção de espaço), Limites/Valores, Hábitos de higiene pessoal, Eu/família/casa/escola, Explosão do espaço da criança ( vida cotidiana/noção de espaço), Hábitos e atitudes saudáveis, Identificação do dia ( chuvoso, ensolarado) e da noite (lua e estrelas); Linguagem do Movimento: Ludicidade, Interação, Lateralidade, Atenção e concentração, Movimentos naturais (correr, saltar, saltitar e pular), Expressão corporal, Postura física, Noção de grade e pequeno, Cantigas de roda; Linguagem Oral e Escrita: Coordenação motora fina.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.I. Meu Primeiro Passo

Diretor
Daiani Temís Gonsatto Ribeiro

Turma
Berçário I (7 alunos) e Berçário II (14 alunos)

Número de alunos
21

Educadores
Elisabete Cegielski Webler, Rosimeri Czervieski Seffrin e Tais Fernanda Calgaro Giacomini. Auxiliares: Claudia Pluta e Camila Elsenbach

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Apoiadores
De um modo geral tivemos a participação das famílias dos alunos envolvidos no projeto, porém, não citaremos o nome de ninguém, em especial.

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades
“Acreditamos que o projeto nos estimule a pesquisar ainda mais, aperfeiçoando nosso conhecimento, criando e recriando a partir de novas ideias, que possibilitam desenvolvimento integral de nossos alunos. O projeto desenvolvido esse ano, fez com que os bebês se envolvessem demonstrando entusiasmo e encantamento em cada atividade desenvolvida. O que nos dá a sensação de dever cumprido.”
Elisabete | Professor(a)

Repercussão na mídia

Foi feita uma matéria sobre as expedições investigativas realizadas por todas as turmas da E.M.E.I. Meu Primeiro Passo e também uma matéria específica de nossas turmas, sobre a ação “Árvore Encantada” na qual divulgamos imagens da contação de histórias realizada ao ar livre, embaixo da árvore enfeitada com fitas coloridas de TNT e divulgamos no site da Prefeitura Municipal de Derrubadas.