Estimulação sensorial: A diversão começa com as sensações
“ Gostamos muito do Projeto e das ações realizadas, sendo que gostamos de participar da construção dos móveis da casinha dos 3 porquinhos. A Pati também adorou a luva das sensações e brincou bastante. Parabéns aos professores pelas belíssimas atividades, onde o desenvolvimento de minha filha melhorou bastante.
Paulo | responsável
Pergunta Exploratória
• Que atividades você desenvolve com seu (a) filho (a) para trabalhar a estimulação sensorial e corporal? • Que atividade ele demonstra gostar mais? • Envie um objeto sensorial que seu (a) filho (a) faz uso em casa para brincar.
Expedição Investigativa
A organização da Expedição Investigativa/ apreciativa, recebeu o auxilio da nutricionista Luciani, montamos com um pano branco, um tapete de cores, cheiros e sabores. Onde foram expostos alimentos a base de legumes e frutas, que traziam em formato os animais e as formas geométricas. Os alunos puderam tocar e degustar esses alimentos, que estavam propícios a estimulação sensorial, pois alguns se apresentavam inteiros, fatiados, ralados e até mesmo na forma líquida (suco).
Objetivos
Trabalhar o desenvolvimento integral dos bebês, por meio da estimulação sensorial e corporal, fazendo uso das brincadeiras que levam a descobertas do mundo sensorial, emocional e cognitivo.
Comunidade de Aprendizagem
Nutricionista da SMECD Luciani Moresco Eickhoff, Pedagoga do CRAS Sirlei D. Becker, Roseli Selle.
Articulação com o currículo
Linguagem Artística: Músicas de ninar, Desenho e imagem, Exploração de diferentes tipos de materiais (texturas), Expressão corporal: movimentos, Ritmo e dança, Desenho e imagem, Músicas infantis e cantigas de roda, Músicas de ninar, Contação de histórias, Modelagem com diferentes materiais (argila, massa de modelar, jornal), Mímica, dramatização e teatro; Linguagem da Natureza e Sociedade: Exploração do espaço da criança (vida cotidiana/ noção de espaço), Limites/Valores, Hábitos de higiene pessoal, Eu/família/casa/escola, Explosão do espaço da criança ( vida cotidiana/noção de espaço), Hábitos e atitudes saudáveis, Identificação do dia ( chuvoso, ensolarado) e da noite (lua e estrelas); Linguagem do Movimento: Ludicidade, Interação, Lateralidade, Atenção e concentração, Movimentos naturais (correr, saltar, saltitar e pular), Expressão corporal, Postura física, Noção de grade e pequeno, Cantigas de roda; Linguagem Oral e Escrita: Coordenação motora fina.