Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

O BODE Eu aprendi que o bode come milho, que ele mora no pasto e que ele tem uma barba e chifre. Que o bode é um animal mamífero, sua fêmea e a cabra e seus filhotes e chamados de cabritos. Não podemos ter um bode na escola, pois não e seu habitat natural.
Mateus Daniel da Silva Buldrin | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer uma linda história e observar tudo o que acontece nela?

Expedição Investigativa

Motivada com as caracterizações da turma e, envolvida didaticamente com a Metodologia do Programa A União Faz a Vida, a professora Ana Lucia, que é uma das pioneiras com projetos nessa metodologia no município de Marcelândia resolveu aproximar os desafios da alfabetização às etapas do PUFV. Assim, a professora realizou a Expedição Investigativa com a HISTÓRIA A BOTA DO BODE.

Objetivos

Desenvolver o hábito da leitura. Produzir registros através de tentativas diversificadas. Contar histórias, reconhecendo seus elementos. Identificar os elementos explícitos e implícitos na história.

Comunidade de Aprendizagem

Biólogo _ Marcos Cezar Ormond

Articulação com o currículo

A articulação curricular ocorreu através da disciplina de Língua Portuguesa, onde o foco inicial do projeto, anterior à escolha do tema, era a construção da leitura e da escrita. Com a dinamização da Expedição Investigativa, o projeto foi abraçado e desenvolvido pela disciplina de Ciências , pois o interesse das crianças estava em aprender sobre: a) Qual a alimentação do bode? b) Que outro animal pode morar com o bode? c) O bode chifra as pessoas? d) Quantos anos o bode vive? e) Como se chama a namorada do bode? f) O bode sente frio? g) Podemos conhecer um bode? h) Quais os tipos de bode? O projeto foi desenvolvido e a Comunidade de Aprendizagem participou ativamente, e, com o projeto, o processo de alfabetização das crianças ocorreu de forma linda, poética, tranquila e encantadora, pois interessados no BODE, as crianças desenvolveram diferentes estratégias de escrita, leitura, ilustração,entre outras, e, os direitos de aprendizagem foram garantidos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma lúdica, interativa e democrática e, a partir das atividades que exploraram a Expedição Investigativa, as crianças escolheram como tema do projeto O BODE.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Paulo Freire

Turma
1 ano

Número de alunos
27

Educadores
Ana Lucia Fernandes

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Apoiadores
Priscila Scatambun

Alfabetizar as crianças utilizando uma linguagem altamente acessível, com palavras e frases que podem ser utilizadas de diversas formas para facilitar a construção da leitura e escrita.
Ana Lúcia Fernandes Marques | Professor(a)