O BODE
“ Eu aprendi que o bode come milho, que ele mora no pasto e que ele tem uma barba e chifre. Que o bode é um animal mamífero, sua fêmea e a cabra e seus filhotes e chamados de cabritos. Não podemos ter um bode na escola, pois não e seu habitat natural.
Mateus Daniel da Silva Buldrin | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer uma linda história e observar tudo o que acontece nela?
Expedição Investigativa
Motivada com as caracterizações da turma e, envolvida didaticamente com a Metodologia do Programa A União Faz a Vida, a professora Ana Lucia, que é uma das pioneiras com projetos nessa metodologia no município de Marcelândia resolveu aproximar os desafios da alfabetização às etapas do PUFV. Assim, a professora realizou a Expedição Investigativa com a HISTÓRIA A BOTA DO BODE.
Objetivos
Desenvolver o hábito da leitura. Produzir registros através de tentativas diversificadas. Contar histórias, reconhecendo seus elementos. Identificar os elementos explícitos e implícitos na história.
Comunidade de Aprendizagem
Biólogo _ Marcos Cezar Ormond
Articulação com o currículo
A articulação curricular ocorreu através da disciplina de Língua Portuguesa, onde o foco inicial do projeto, anterior à escolha do tema, era a construção da leitura e da escrita. Com a dinamização da Expedição Investigativa, o projeto foi abraçado e desenvolvido pela disciplina de Ciências , pois o interesse das crianças estava em aprender sobre: a) Qual a alimentação do bode? b) Que outro animal pode morar com o bode? c) O bode chifra as pessoas? d) Quantos anos o bode vive? e) Como se chama a namorada do bode? f) O bode sente frio? g) Podemos conhecer um bode? h) Quais os tipos de bode? O projeto foi desenvolvido e a Comunidade de Aprendizagem participou ativamente, e, com o projeto, o processo de alfabetização das crianças ocorreu de forma linda, poética, tranquila e encantadora, pois interessados no BODE, as crianças desenvolveram diferentes estratégias de escrita, leitura, ilustração,entre outras, e, os direitos de aprendizagem foram garantidos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma lúdica, interativa e democrática e, a partir das atividades que exploraram a Expedição Investigativa, as crianças escolheram como tema do projeto O BODE.