Menina Bonita
Pergunta Exploratória
O que as crianças revelam ao assistirem o vídeo da “Menina bonita do laço de fita?
Expedição Investigativa
Como o propósito de trabalhar as relações entre as crinaçAs, numa perspectiva de respeito, ética, senso moral e, estabelecer contatos de reciprocidade e trocas, através das interações e brincadeiras, a Professora realizou a Expedição Investigativa com o Vídeo MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA.
Objetivos
Melhorar as relações através das interações e brincadeiras. Desenvolver a atitude de respeito as diferenças. Cuidar dos objetos pessoais e coletivos.
Comunidade de Aprendizagem
Vanilza Picler
Articulação com o currículo
Através do Campo de Experiência O EU, O OUTRO E O NÓS, o projeto foi realizado e, com o protagonismo das crianças. O tema foi dinamizador em todos os demais campos de experiência e possibilitou a aproximação das famílias e a mudança de atitudes. Com o projeto, as crianças começaram a demonstrar mais afeto uns pelos outros, a reconhecerem-se como participantes e, principalmente a partilharem os objetos e pertences pessoais com os colegas. Diferentes atitudes foram demonstradas pelas crianças que, com expressividade e alegria, pediram para levar para casa a Menina Bonita (mascote) do projeto. E, a mascote passou em todos os lares, convidando os familiares a desenvolverem com ela atitudes de cuidado e apreço, motivando assim, os pequenos a cuidarem da boneca e, a dialogarem sobre a visita da boneca em suas casas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De forma democrática, após assistirem o vídeo e desenvolverem atividades, as crianças escolheram o tema do projeto.