Classificação:
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O pintinho
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao manusearem a caixa?

Expedição Investigativa

Planejar implica tomar decisões que sejam coerentes com os objetivos educativos, com as características e as necessidades das crianças. Com esse entendimento, a Expedição Investigativa foi realizada através da observação da professora ao disponibilizar uma caixa para as crianças manusearem. A expedição foi rica, interessante e progressivamente pois permitiu as crianças investigarem, explorarem, levantarem hipóteses e desenvolverem a capacidade intuitiva e criativa.

Objetivos

Despertar a curiosidade.
Expressar sentimentos.
Reconhecer objetos.
Nomear objetos.
Reconhecer os seres vivos.

Comunidade de Aprendizagem

Dione Pezzine

Articulação com o currículo

A articulação do projeto com as demais práticas cotidianas deu-se de forma dinâmica, pois se concretizou através da observação e interação das crianças e de seus modos de expressarem e elaborarem saberes, tendo em vista a garantia das aprendizagens que lhes permitiram exercer sua cidadania. A construção do projeto pautou-se no acolhimento dos saberes infantis, na seleção, organização, reflexão sobre as ações planejadas e avaliadas como conjunto das práticas e interações no sentido de responderem as perguntas evidenciadas como interesses das crianças. Neste sentido, o projeto se constituiu em um processo alegre, onde as interações e brincadeiras foram desenvolvidas e com elas as perguntas que seguem foram desenvolvidas e significativamente aprendidas pelas crianças: Podemos conhecer um local onde tem vários pintinhos? Quais as cores dos pintinhos? Podemos ter um pintinho na escola? Qual a comida dos pintinhos? O pintinho dorme? O pintinho tem família?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ocorreu através de uma roda de conversa, onde as crianças escolheram o tema.

Ficha Técnica
Escola
Centro Educacional Infantil Crecer e Aprender

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
MAT I

Número de alunos
16

Educadores
Raquel Hahn Ludwig

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Kessy Haslinger

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Foi ótimo realizar esse projeto. A metodologia do Programa a União faz a Vida é excelente e, com o projeto as crianças aprenderam, brincaram, se divertiram e eu adorei o trabalho que juntos construímos.
Raquel Hahn Ludwig | Professor(a)