O pintinho
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao manusearem a caixa?
Expedição Investigativa
Planejar implica tomar decisões que sejam coerentes com os objetivos educativos, com as características e as necessidades das crianças. Com esse entendimento, a Expedição Investigativa foi realizada através da observação da professora ao disponibilizar uma caixa para as crianças manusearem. A expedição foi rica, interessante e progressivamente pois permitiu as crianças investigarem, explorarem, levantarem hipóteses e desenvolverem a capacidade intuitiva e criativa.
Objetivos
Despertar a curiosidade.
Expressar sentimentos.
Reconhecer objetos.
Nomear objetos.
Reconhecer os seres vivos.
Comunidade de Aprendizagem
Dione Pezzine
Articulação com o currículo
A articulação do projeto com as demais práticas cotidianas deu-se de forma dinâmica, pois se concretizou através da observação e interação das crianças e de seus modos de expressarem e elaborarem saberes, tendo em vista a garantia das aprendizagens que lhes permitiram exercer sua cidadania. A construção do projeto pautou-se no acolhimento dos saberes infantis, na seleção, organização, reflexão sobre as ações planejadas e avaliadas como conjunto das práticas e interações no sentido de responderem as perguntas evidenciadas como interesses das crianças. Neste sentido, o projeto se constituiu em um processo alegre, onde as interações e brincadeiras foram desenvolvidas e com elas as perguntas que seguem foram desenvolvidas e significativamente aprendidas pelas crianças: Podemos conhecer um local onde tem vários pintinhos? Quais as cores dos pintinhos? Podemos ter um pintinho na escola? Qual a comida dos pintinhos? O pintinho dorme? O pintinho tem família?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ocorreu através de uma roda de conversa, onde as crianças escolheram o tema.