Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Diferentes etnias e suas práticas agrícolas “Sou aluna do 9º ano e com o “Programa a União Faz a Vida” fizemos coisas diferentes, que nos agregaram muito conhecimento. Conhecemos outra cidade, que tem uma economia muito diferente da nossa, conseguimos materiais novos, e muito mais. Tudo isso para auxiliar e incentivar a buscar cada vez mais o conhecimento.”
LETÍCIA MARSCHALL | aluno(a)
“O PUFV traz oportunidades de conhecer diferentes lugares e adquirir mais conhecimento. É um incentivo para o estudo, para a cooperação e socialização dos alunos, família e escola. É de grande valia os valores repassados, pois nossos filhos tem acesso a materiais utilizados na escola.”
LEONIR SCHAF | responsável
Pergunta Exploratória

Como a degradação do solo interfere na produção agrícola? Que meios de recuperação do solo são recomendados?

Expedição Investigativa

A Escola Municipal Padre Jorge Annecken, da comunidade de Linha Bela Vista do município de São Carlos, a expedição investigativa. A comunidade escolhida para a realização da visita foi São Sebastião, nas propriedades dos empresários Rurais, a visita foi feita por alunos, professores e diretora da escola. Os alunos fizeram várias perguntas para os proprietários, os mesmos também explicaram o funcionamento de suas propriedades no dia a dia.

Objetivos

Identificar/Reconhecer as práticas agrícolas das diferentes etnias

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, pais, IFSC, Carlos Antonio Franz e Gabriel Hansen

Articulação com o currículo

HISTÓRIA: Diferentes formas de renda. GEOGRAFIA: Degradação ambiental; Meio geográfico modificado pelo homem – fator econômico; Turismo, Produção de artesanato usando as pedras; Produção de vinho; Artes\\nComunicação visual; Português: Relato da viagem com ilustração. (9º ano) Análise e reprodução da obra – Os retirantes de Cândido Portinari; Releitura da obra: Os Retirantes/relação com nossa realidade. Português: Análise do poema. Matemática/Matemática comercial\\n\\nEmpréstimos? π(PI), que número é esse? A origem do π(PI), área do círculo e áreas de demais figuras geométricas planas. (8º ano) Matemática/ números reais; Português: Sonho de cada aluno e sonho da turma. Ens. Religioso. Ciências/Doenças humanas e alimentação saudável; Português: Produção textual; Português/ poemas com figuras geométricas; Matemática/medidas e dados estatísticos; Geografia/ condições climáticas; História e Geografia:\\nÍndios – Os primeiros habitantes do Brasil (índios) X cultura Marajoara; Agricultura


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Jorge Annecken

Diretor
Sidirleia Argenta Assmann

Turma
8º e 9º ano

Número de alunos
28

Educadores
Elisa Loeblein e Edilene Appelt

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Professores, alunos, pais, IFSC, Carlos Antonio Franz e Gabriel Hansen

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga - SC
“O processo ensino aprendizagem com a execução dos projetos em parceria com as demais áreas favorece a apropriação dos conhecimentos criando vínculo com outras entidades, despertando o interesse por temas locais ampliando assim a perspectiva e surpreendendo com o resultado obtido.”
DULCI DIEL | Professor(a)