Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O projeto Imperialista da Europa do século XX Sobre o trabalho em cima do conteúdo da Partilha da África e da Ásia posso dizer que achei uma maneira bem legal de se aprender sobre o conteúdo. Deu trabalho pra fazer, mas aprendi como funcionou a separação (partilha). Acho que valeu à pena fazer tudo isso.
Iara Luiza de Bastos | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Por que o Imperialismo ficou restrito aos continentes africanos e asiáticos durante o século XX?

Expedição Investigativa

Análise de imagens em sites de pesquisa acerca do Imperialismo europeu nos continentes africano e asiático.

Objetivos

Reconhecer a responsabilidade dos colonizadores europeus e dos próprios africanos na situação de pobreza que assola a África subsaariana, identificando para isso os diferentes pontos de vista a respeito do movimento imperialista e caracterizando as particularidades da era imperialista, como o crescimento das cidades e a formação de uma cultura de massas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos concluintes de Ensino Fundamental que necessitam embasamento teórico sobre História Contemporânea para melhor compreender as transformações políticas e culturais ocorridas no mundo a partir do século XX e sua relação com a República Brasileira.

Articulação com o currículo

Imperialismo, I Guerra Mundial, Regimes Totalitários, Era Vargas e II Guerra Mundial


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso

Diretor
Lidiane Padilha Goeritz

Turma
9o Ano

Número de alunos
9

Educadores
Professora de História

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Herveiras

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE HERVEIRAS

Apoiadores
Equipe Diretiva e Merendeiras, Programa a União faz a Vida

Assessoria Pedagógica
Rodrigo Corrêa Rodrigues
Conquistar o aluno para a área de Humanas não é uma tarefa fácil. Sabemos de realidades em que o professor se apega ao livro e faz com que alunos apenas leiam e façam atividades baseadas naquilo que apenas uma fonte de ensino nos traz. Pensando nisso, e em como poderia mudar a visão distorcida que se tem da História como a matéria em que se decora informações, tratei de trabalhar um tema complexo como Imperialismo fazendo uso de diversos meios, incluindo nisso a culinária.
Caroline Greiner | Professor(a)