Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Encontros com a leitura
Pergunta Exploratória

Como podemos nos apaixonar pela leitura?

Expedição Investigativa

Na biblioteca escolar, cada aluno vai procurar algum título que tenha lido, do qual tenha gostado, para comentar e indicar aos colegas.

Objetivos

Proporcionar momentos de leitura por prazer, estimulando os estudantes a conhecerem diferentes gêneros literários, bem como elementos da literatura nacional e universal. Dessa forma, esperamos que os jovens possam identificar suas preferências e reconhecer o papel fundamental da leitura em nossa vida.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar: estudantes, professores, funcionários, pais, familiares...

Articulação com o currículo

*Linguagens\nAdotar hábitos de leitura, proporcionando aos alunos maior autonomia social. \nIdentificar e debater em sala de aula as diferentes posições e percepções da realidade, expressas através de diferentes linguagens nas obras literárias. Reconhecer os diferentes gêneros textuais e suas características, bem como funções sociais dessas obras.\nPossibilitar hábitos de leituras ao grupo, incentivando a leitura por prazer.\nPromover um “diálogo” entre diferentes linguagens: livro (narrativa escrita), filme e ilustração, refletindo sobre as variações/adaptações percebidas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso

Diretor
Lidiane Padilha Goeritz

Turma
6º ao 9º anos

Número de alunos
62

Educadores
Delci Cleonice Bender

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Herveiras

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE HERVEIRAS

Apoiadores
Equipe docente\Equipe diretiva\Estudantes\Pais / Comunidade escolar/ Programa a Uniao faz a Vida

Assessoria Pedagógica
Rodrigo Corrêa Rodrigues
O projeto foi muito importante e possibilitou a experiência de ler por prazer, descobrindo e aperfeiçoando seu gosto literário. Como afirma Júlio Emílio Braz: É a paixão que nos move em incontáveis direções. Por que com a leitura seria diferente?
Delci Cleonice Bender | Professor(a)