Conectados com a leitura e escrita
Pergunta Exploratória
O que mais gostamos de ler?
Expedição Investigativa
Construção de gráficos sobre as preferências de leitura da turma.
Objetivos
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, possibilitando o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, estimulando assim, o desejo de novas leituras, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, bibliotecária, funcionárias e comunidade local.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Gêneros textuais: Histórias em Quadrinhos, Lendas, Fábulas, textos informativos e narrativos, entre outros, explorando a oralidade, leitura e escrita. Pesquisa. Confecção de um livro de histórias (poemas) produzidas pelos alunos;\nMatemática: Construção de gráficos, Sistema monetário e resolução de problemas;\nHistória: Relações culturais;\nGeografia/Ciências; Textos: leitura, compreensão, atividades diversas.\nArte: Construção de painel sobre gêneros textuais, produção de maquete, ilustração, dramatização/teatro, releitura de obras de arte;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
• Apresentação e análise dos gráficos para socializarmos as preferências de leitura da turma do 5º ano;\\n• Contação de historias de sua preferência.