Cavalo
“ Eu aprendi muito com o que vi na Arca de Noé e também com o cavalo. Teve passeio, conhecemos alguns cavalos, fizemos colagem, assistimos filme. Teve palestra e tarefas. Mas eu gostei muito do filme e da palestra por que a gente assiste e ouve a explicação do professor.
Rafael Gonçalves Xarão | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através do Vídeo ilustrativo a Arca de Noé, mediante apresentação da Pergunta Exploratória _ Vamos assistir o vídeo e conhecer a história da Arca de Noé?
Foi um momento de muita expressividade, de atenção e dedicação, onde as crianças visualizaram a diversidade de animais e, principalmente, o contato com uma história bíblica impulsionadora de valores humanos.
Objetivos
Reconhecer a diversidade de animais.
Relacionar situações assistidas ao cotidiano da escola e da vida.
Listar diferentes elementos em uma expedição investigativa.
Apreciar histórias por meio de diferentes dispositivos didáticos.
Contar histórias observando os ensinamentos por elas destacados.
Reconhecer as diferenças existentes entre os animais e, suas peculiaridades relacionadas ao habitat e hábitos.
Comunidade de Aprendizagem
Marcos Olmond
Articulação com o currículo
A articulação curricular contemplou a abrangência e a natureza dos objetos de estudo das Ciências, desenvolvendo a aproximação da área de Linguagem com a área de Ciências da Natureza,de forma muito dinâmica, orientando as práticas pedagógicas a partir de perguntas de interesse das crianças, para o conhecimento sobre o tema escolhido pela turma.
Assim, o trabalho foi desenvolvido de forma muito prazerosa,estabelecendo relações entre o que já era conhecido e os novos saberes, entre o comum e o diferente, entre o particular e o geral, de modo a consolidar os direitos de aprendizagem relacionados a alfabetização científica das crianças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Processo Assemblear ocorreu em forma de registro, após exploração da Expedição Investigativa, possibilitando a cada criança a construção do seu registro e, conseqüentemente a organização de um painel ilustrativo com escolha democrática do tema.