Classificação: Linguagem
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Bruxa O projeto foi legal, ele fez que eu conhecesse mais , sobre as coisas de bruxa, eu gostei da palestra, também gostei das colagem , pinturas e de organizar as coisas, pois todos se ajudaram, também aprendi que a mágica, é feita com coisas da natureza, ervas que faz chá e toma para curar.
Gabriely RaianY Miranda Delatestta | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada no campo da Linguagem, utilizando como instrumento pedagógico o Vídeo João e Maria.

Objetivos

Reconhecer os elementos que caracterizam a cultura local e regional.
Desenvolver o gosto e a apreciação por histórias contadas através de diferentes tipologias.
Estimular a prática da leitura de audiovisuais, bem como a interpretação contextualizada dos mesmos.
Identificar valores culturais, éticos e morais presentes nas diferentes produções de leitura.
Conhecer os elementos do folclore.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem que contribuiu para a concretização das etapas do projeto foram os agentes:
Darci de Oliveira Alves
Marcos Olmond

Articulação com o currículo

A articulação curricular ocorreu a partir da área de Linguagem e do seu contato com a área de Ciências Humanas, justamente porque a caracterização da matriz de habilidades reconhece o domínio da linguagem como atividade discursiva e cognitiva, assim como o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística, enquanto condição para a inserção e participação social. Ao reconhecer que pela linguagem os sujeitos se comunicam e ao mesmo tempo têm acesso à informação, se expressam e defendem pontos de vista, partilham e constroem visões de mundo e, com isso produzem cultura, a dinâmica de trabalho, estruturou-se através de estratégias diversas, de forma a responderem as perguntas problematizadas pelas crianças:
Como é feitiçaria?
Como a bruxa faz feitiços?
Por que a bruxa é má?
Como uma pessoa se torna bruxa?
De onde vem o poder da bruxa?
Por que a bruxa pega criança?
A bruxa só sai a noite?
Toda bruxa é feia?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear deu-se de forma dinâmica e participativa, onde, as crianças expuseram suas percepções sobre a Expedição Investigativa e, após listagem dos elementos que consideraram importantes, elegeram o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Rural Curumim

Diretor
Darci de Oliveira Alves

Turma
3 e 4 ano

Número de alunos
15

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
O projeto teve como objetivo propor de forma lúdica os valores culturais, ético e morais e enfatizar o universo folclórico das bruxas, com a pretensão de desmistificar os diferentes conceitos em relação a ela. Este projeto contou com a participação, dos estudantes, professores, palestrante e visita de uma mãe.
Dometila de Arruda Almeida | Professor(a)