Bruxa
“ O projeto foi legal, ele fez que eu conhecesse mais , sobre as coisas de bruxa, eu gostei da palestra, também gostei das colagem , pinturas e de organizar as coisas, pois todos se ajudaram, também aprendi que a mágica, é feita com coisas da natureza, ervas que faz chá e toma para curar.
Gabriely RaianY Miranda Delatestta | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada no campo da Linguagem, utilizando como instrumento pedagógico o Vídeo João e Maria.
Objetivos
Reconhecer os elementos que caracterizam a cultura local e regional.
Desenvolver o gosto e a apreciação por histórias contadas através de diferentes tipologias.
Estimular a prática da leitura de audiovisuais, bem como a interpretação contextualizada dos mesmos.
Identificar valores culturais, éticos e morais presentes nas diferentes produções de leitura.
Conhecer os elementos do folclore.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem que contribuiu para a concretização das etapas do projeto foram os agentes:
Darci de Oliveira Alves
Marcos Olmond
Articulação com o currículo
A articulação curricular ocorreu a partir da área de Linguagem e do seu contato com a área de Ciências Humanas, justamente porque a caracterização da matriz de habilidades reconhece o domínio da linguagem como atividade discursiva e cognitiva, assim como o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística, enquanto condição para a inserção e participação social. Ao reconhecer que pela linguagem os sujeitos se comunicam e ao mesmo tempo têm acesso à informação, se expressam e defendem pontos de vista, partilham e constroem visões de mundo e, com isso produzem cultura, a dinâmica de trabalho, estruturou-se através de estratégias diversas, de forma a responderem as perguntas problematizadas pelas crianças:
Como é feitiçaria?
Como a bruxa faz feitiços?
Por que a bruxa é má?
Como uma pessoa se torna bruxa?
De onde vem o poder da bruxa?
Por que a bruxa pega criança?
A bruxa só sai a noite?
Toda bruxa é feia?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear deu-se de forma dinâmica e participativa, onde, as crianças expuseram suas percepções sobre a Expedição Investigativa e, após listagem dos elementos que consideraram importantes, elegeram o tema do projeto.