O ensino da matemática na educação infantil
Expedição Investigativa
A expedição se iniciou no dia 31 de maio no centro de educação infantil Flor de Romã, na sala do berçário A, nos períodos matutino e vespertino, onde os alunos demonstrava um grande interesse em mostrar quantidade com os dedos e objetos.
Objetivos
A educação infantil não tem por finalidade fazer uma avaliação rigorosa do aprendizado da criança, tendo em vista, que o individuo está em formação, embora, nosso papel como educadores é de oferecer a criança diversas oportunidades de aprendizagem através do lúdico para que ocorra uma aprendizagem prazerosa no tempo de cada criança. Dessa forma, nosso objetivo é vivenciar experiências para instigar a construção da aprendizagem do ensino da matemática na educação infantil.
Comunidade de Aprendizagem
Os alunos envolvidos são bebês muito pequenos, embora eles já demonstrem seus desejos e vontades através de seus balbucios e gestos. Nesse sentido foi percebido interesse das crianças com atividades que envolviam números noções de classificação e as formas geométricas.
Articulação com o currículo
Através da matemática podemos estimular inúmeras áreas do conhecimento nas crianças, são elas: Linguagem, movimento, interação do grupo, socialização, artes, raciocínio lógico, movimento e natureza.
Foram utilizadas para o desenvolvimento desse projeto atividades de artes, números, brincadeiras, músicas e brinquedos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos envolvidos são bebês muito pequenos, embora eles já demonstrem seus desejos e vontades através de seus balbucios e gestos. Nesse sentido foi percebido interesse das crianças com atividades que envolviam números noções de classificação e as formas geométricas.