Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

Remédios Indígenas
Expedição Investigativa

As professoras introduziram o assunto a partir da apresentação do projeto aos alunos, explicando a importância deles escolherem temas de seu interesse. A expedição investigativa aconteceu em 2 momentos: 1- uma trilha na mata para procurar diferentes remédios que a natureza pode oferecer; 2 - o acompanhamento e conversa com o professor Irani Miguel.

Objetivos

Reconhecer e valorizar os remédios que a natureza oferece a partir do aprendizado da cultura indígena, para disseminar esse conhecimento para outras gerações.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, estudantes, comunidade indígena, Kujá.

Articulação com o currículo

Ciências: Meio ambiente, saúde e Cultura indígena  AÇÕES: Conversa com os Professores Bruno Ferreira e Galdino Mῖgkusug Mineiro de Souza; Visita ao Kuja (líder espiritual (pajé)), Carlos Charque, que tem o conhecimento dos remédios; Conhecendo a história do Kuja; espiritualidade.
Ciências: Meio ambiente e saúde  AÇÕES: Pesquisa sobre os remédios que existem na natureza e que foram indicados pelo Kujá e pelos professores indígenas
Linguagens: interpretação e ortografia  AÇÕES: Cartilha ilustrativa dos remédios aprendidos


Ficha Técnica
Escola
Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel

Turma
1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Número de alunos
28

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Valério do Sul

Cooperativa
SICREDI DAS CULTURAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO VALERIO DO SUL

Percebemos que a realização deste projeto foi positiva, pela ampliação dos conhecimentos sobre remédios indígenas para os estudantes e esclarecimentos para nós professoras sobre os remédios e sobre a cultura e espiritualidade Kaingang. destacamos também a revitalização da cultura e contato com os Kofás da comunidade que ainda possuem um amplo conhecimento sobre as plantas e a cultura Kaingang de modo geral. Pretendemos dar continuidade em 2018.