PRETINHO, MEU BONECO QUERIDO EM MINHA CASA
“ Não é porque não somos iguais que não vamos brincar com este ou aquele. Somos todos diferentes.
Mayara Mercedes Colaço | aluno(a)
“ O Carlinhos chegou na casa da Carol no dia 19 de outubro. Foi muito bem vindo e recebido por toda família. A Carol cuidou, brincou, alimentou, levou o Carlinhos para passear e dormiu com ele. Ele também gostou muito de andar de balanço e brincar com os cachorros da Carol. Se tornou um grande amigo e já estamos todos com saudades dele, esperamos pela próxima visita.
Elisangela Schoenherr | responsável
Expedição Investigativa
O projeto foi idealizado com o intuito das crianças criarem um vínculo significativo com o personagem Carlos do livro “Pretinho, meu boneco querido” de Maria Cristina Furtado e ainda aprender e explorar, um pouco mais, algumas questões importantes sobre cultura africana e discriminação racial.
Objetivos
Aprender e explorar importantes questões sobre cultura africana e discriminação racial.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças da Educação Infantil A/B
Articulação com o currículo
O projeto “Pretinho, meu boneco querido em minha casa” foi desenvolvido da seguinte forma: as crianças levaram o Pretinho e o livro para casa por dois dias. Durante esses dias, interagiram com o boneco, dando ênfase a história do livro e fazendo ligação com o tema da Escola: O caminho que a Emef Glória escolheu é o do amor.
As crianças aprenderam sobre a importância da cultura africana para o nosso país e como a discriminação racial é sem sentido e absurda. Dentro deste enfoque também foram feitas outras reflexões no dia a dia da sala de aula. O Carlinhos tornou-se um grande amigo das crianças, um amigo que jogou vídeo game, dormiu, brincou, andou de bicicleta, de balanço... e tudo mais que as crianças fizeram com ele.
O boneco Carlinhos visitou à casa das crianças, levando junto seu diário, onde as famílias relataram as atividades em que o boneco participou e como foi esta experiência com a “ilustre visita”.