Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Diário
Expedição Investigativa

No dia 18 de agosto de 2017 nossa Escola realizou a tradicional Feira do Livro, onde os alunos de ambos os turnos têm a oportunidade de visitar e adquirir os livros de sua preferência.
Aproveitamos esse momento para dar início a um novo projeto do Programa União Faz a Vida.
Com a pergunta exploratória QUE TESOUROS PODEMOS ENCONTRAR EM UMA FEIRA DO LIVRO?, a turma do 2º ano preparou-se para realizar sua expedição investigativa no local da feira.

Objetivos

Desenvolvimento da destreza da escrita através da produção de um diário pessoal.

Comunidade de Aprendizagem

Pais dos alunos; Professora Carolina Schweig e Professora Paola Guamerin

Articulação com o currículo

Por que existem diário?
Por que escrever um diário?
Por que se chama diário?
Por que temos que escrever tudo em um diário?
*Pesquisar na internet: ver vídeo KIKA EXPLICA DE ONDE VEM ou LUNA (data show)
*Chamar as profes Carolina e Paola para que façam um depoimento do porque tinham um diário;
*Ver episódio do Carrossel que encontram um diário;
*Comentar sobre Anne Frank;
*Dar um caderno pequeno para cada aluno, onde irão transformar em um diário, personalizado do jeito que quiserem;
*Pesquisar nas famílias quem teve um diário, sobre o que escrevia e como usava seu diário;
*Diário pessoal e diário da turma;
*Confeccionar um diário numa gráfica para que cada aluno tenha o seu.

Por que não tem cor (desenho)?
Leitura de trechos dos livros
Filme


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão Seco

Turma
2º ano

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibirubá

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRUBA

O Programa A União Faz a Vida foi novamente desafiador. Através do livro: Diário de um Banana, desenvolvemos um trabalho muito bom e tranquilo. O objetivo foi alcançado e fiquei muito feliz ao escutar da turma que acharam “show”, que “aprenderam” sobre diário. Pude acompanhar através dos diários pessoais, a evolução da escrita de cada aluno. Foi muito gratificante.