Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Ler é divertido, escrever é apaixonante "Eu gosto muito, pois adoro ler e escrever, embora tenha alguma dificuldade em escrever. Com a leitura melhorei bastante a escrita".
Julio Cesar Maria | aluno(a)
"É um excelente projeto, meu filho está empolgado, era isso que faltava para despertar o interesse das crianças pela leitura e escrita".
Marisane de Pelegrin Vieira | responsável
Expedição Investigativa

Realizou-se uma pesquisa com os alunos sobre seus hábitos de leitura.
Questões:
• Você gosta de ler? Por quê?
• Quantos livros você lê em média por semana?
• O que você mais gosta de ler?
• Você acha que a leitura é importante? Por quê?
• Você acha que a leitura ajuda a escrever melhor? Por quê?

Objetivos

Este projeto tem como tema a leitura e a escrita, foi intitulado “Ler é divertido, escrever é apaixonante!” e tem a intenção de contribuir para a formação de alunos leitores e escritores, críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes de sua atuação na sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 4º ano
Pais dos alunos
Autores convidados

Articulação com o currículo

A articulação curricular nos anos iniciais se dá com muita naturalidade onde através dos campos de experiências contemplam todos estes conhecimentos e aprendizagens, esta articulação se dá na transversalidade das grandes áreas do conhecimento como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ensino Religioso, Ciências, Educação Física e Artes. Todas as ações e atividades planejadas são interdisciplinaridade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear é constante tendo em vista a naturalidade didática de todo o processo do ensinar/aprender onde através dos campos de experiências contemplam todos estes conhecimentos e aprendizagens, esta articulação se dá na transversalidade das grandes áreas do conhecimento.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F Dr. Adolpho Sebastiany

Diretor
Cláudio Antônio Westphalen

Turma
4º ano

Número de alunos
25

Educadores
Fátima Homrich Helmann

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
SICREDI, Secretaria de Educação

Assessoria Pedagógica
Andréa Cristina Costa - COSTA & COSTA CONSULTORIA
"É por meio da leitura e das produções de texto, que os alunos criam competências cognitivas, para comunicar-se de forma autônoma dentro e fora do meio escolar. Para isso, torna-se crucial no processo de ensino-aprendizagem proporcionar-lhes, em primeiro lugar, o contato com a diversidade de gênero por meio da leitura, e, concomitantemente por meio das produções escritas".
Fátima Homrich Helmann | Professor(a)