Classificação: Ciências
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Haja Luz Eu gostei de visitar a Pequena Central Hidroelétrica, pois vi o rio, as turbinas, a subestação e varias outras coisas. Depois no final vimos a barragem, plantamos árvores, eu plantei uma pitangueira e foi muito legal.
Daiana Frank | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição investigativa foi realizada na subestação da Copel no município de Nova Santa Rosa. Fizemos a observação da aparelhagem para que tivessem noção de quão dispendioso pode ser a simples distribuição e partimos para a visita a PCH (Pequena Central Hidroelétrica) da CERCAR, onde dúvidas foram sanadas. Logo após fizemos o plantio de árvores no entorno.

Objetivos

Estudar as principais fontes/usinas de energia, levando os alunos a compreensão do processo de produção e distribuição de energia desde a usina até as suas casas.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com o técnico da PCH Pequena Central Hidroelétrica, moinho Cercar Sr. Giliard Lamb;
Explanação sobre a mata ciliar com o técnico responsável da EMATER Sr. Darci Miguel Schmidt;
Apresentação das maquetes em forma de feira para todas as turmas da escola e escolas do interior do município.

Articulação com o currículo

Matemática: medidas de capacidade e volume envolvendo potência KWA, situações problema com contas de luz das residências.
Português: leitura e escrita, produção de relatório.
História: processo de construção da PCH, história da construção Usina de Itaipu.
Geografia: projeção em maquetes de usinas, hidroelétrica, nuclear, eólica, solar e biodigestor. Localização, hidrografia, fontes de energia.
Arte: cartazes.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Getulio Vargas Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais

Turma
5°s "A" "B" "C" "D"

Número de alunos
86

Educadores
Liane Adiers Frederico, Ines Krüger Moura, Dirce Ulkoski

Estado
Paraná

Município
Nova Santa Rosa

Cooperativa
SICREDI PROGRESSO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA SANTA ROSA

Apoiadores
Departamento Municipal de Agricultura, CERCAR.

Ao iniciarmos o projeto, pudemos observar o aumento de companheirismo entre os alunos, sentimento solidário surgido pelo desenvolvimento de atividades em grupo e aumento significativo da cooperação, atitudes estas que foram consolidadas durante o andamento do projeto.