Pato
“ Achei bem legal, fomos passear na fazenda, vimos bastante coisa, e to doido pra ver o abelhão.
Bryan Saraiva | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu na Fazenda Onça - Proprietária Dona Diná, onde as crianças observaram os animais, a preservação do meio ambiente, guiados através da pergunta exploratória: Como conservar o nosso planeta, e os nossos animais?
Objetivos
Investigar sobre as características físicas do pato, sua alimentação, modo de vida e diferenciação dos sexos.
Comunidade de Aprendizagem
Dona Diná
Articulação com o currículo
*Natureza e Sociedade
Pato come bosta?
Por que o pato abana o rabo?
Qual o tamanho do ovo?
Fêmea ou macho
Roda de Conversa com veterinário através de vídeo aula.
*Artes e Movimento
Desenhos sobre o que o veterinário falou.
*Línguagem Oral e Escrita
Roda de conversa com os alunos sobre as informações que o veterinário trouxe.
Construção de histórias que tenham o pato como elemento principal, utilizando fantoches.
*Artes
Fazer ovinhos com massinha de modelar demonstrando a forma do ovo.
*Conhecimentos Lógicos Matemáticos
Aula expositiva sobre tamanhos dos ovos de pata, de galinha, de codorna, de passarinho, de tartaruga, jacaré, cobra...
*Música e Movimento C
antar e gesticular as músicas selecionadas:
Pato pateta
Criar e explorar o repertório com encenações da música.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear aconteceu em sala de aula, apos a visita exploratória, a Fazenda Onça, onde foram apresentados os resultados dos trabalhos e propostas para o nome do projeto. A decisão foi tomada através da votação dos alunos.