Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A relação do futebol com a cultura Kaingang na Comunidade Indígena Inhacorá de São Valério do Sul -RS
Expedição Investigativa

A turma foi organizada em círculo e questionada quanto ao que gostariam de saber e que não estava sendo trabalhado em sala de aula. Em seguida, de posse do tema de pesquisa, foi organizado o roteiro de pesquisa:1 – Entrevista com um kofá (pessoa mais velha) da família; 2 – Tabulação das respostas; 3 - Análise de material bibliográfico para verificar registros da prática de futebol entre os ancestrais da comunidade Kaingang; 4 – A partir dos resultados organizar relato (artigo).

Objetivos

Investigar a existência de alguma relação entre o futebol e a cultura indígena Kaingang, a fim compreender os motivos que levam a prática desta modalidade esportiva pela maioria.

Comunidade de Aprendizagem

Estudantes, Professores e Comunidade Indígena.

Articulação com o currículo

A pesquisa e a organização dos resultados: história (entrevista e levantamento bibliográfico), educação física (compreensão do esporte), língua portuguesa (registros escritos), física (organização do processo) e biologia (relação do esporte /futebol com a qualidade de vida).


Ficha Técnica
Escola
Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel

Turma
2º ano do Ensino Médio

Número de alunos
13

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Valério do Sul

Cooperativa
SICREDI DAS CULTURAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO VALERIO DO SUL

A realização deste projeto constituiu-se em um desafio, tanto para mim, enquanto professora de Física, quanto para os estudantes. Pesquisar sobre a cultura Kaingang trouxe aos estudantes novos saberes e ampliou outros. Toda a movimentação para a realização do projeto foi realizada com curiosidade e entusiasmo pelos estudantes pois "era diferente da aula". A pesquisa de campo junto aos Kofá permitiu que os estudantes compreendessem seu gosto pelo futebol.