Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo o mundo através da leitura Por serem alunos, do 1º ano do Ensino Fundamental, eles ainda não têm condições de escrever um depoimento, mas apresentam interesse ao realizar atividades, são participativos, colaboram para a execução do Projeto e estão gostando do mesmo.
Melany Lamb Gross Brilhante | aluno(a)
Expedição Investigativa

Saímos para entrevistar moradores próximo a Escola, na comunidade de Dobrada. Os alunos estavam super animados e ansiosos para fazer as perguntas para os moradores, sobretudo na hora de ouvir as respostas. Ao retornar para a Escola, os alunos reproduziram o que observaram em uma maquete, construíram uma maquete do trajeto percorrido, discutimos as respostas ouvidas para darmos continuidade ao Projeto.

Objetivos

Promover o aprendizado através de atividades que estimulem nos alunos o gosto e o hábito pela leitura.

Comunidade de Aprendizagem

Para a execução do presente Projeto contaremos com a participação da comunidade que reside próximo à Escola.

Articulação com o currículo

Português - Expressão oral e escrita, construção de palavras e pequenas frases;
Matemática - Números e quantidades, histórias matemáticas;
Gráficos e tabelas;
História - Família;
Geografia - Mapear a área visitada durante a expedição;
Ed. Artística - desenho e pintura.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Breno Feiden

Diretor
Janice Marta Krüger Storck

Turma
Primeiro ano do Ensino Fundamental

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sertão Santana

Cooperativa
SICREDI CENTRO LESTE RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SERTAO SANTANA

Assessoria Pedagógica
Heloisa Machado
Com certeza é uma experiência muito válida, porém desafiadora já que é um método diferente do que estamos acostumados. É difícil que crianças pequenas sejam ativas na construção do conhecimento, enfim que tenham claro o que gostariam de aprender e principalmente que tenham autonomia de buscar informações, pesquisar e a partir daí construir o conhecimento.
As propostas das atividades ,principalmente aquelas diferentes das habituais, temos um retorno positivo dos alunos.