Aprendendo sobre o corpo com o boneco Juca
Expedição Investigativa
Visitamos a sala espelhada da APAE de Tenente Portela, com o intuito de perceber e explorar aquele espaço através das reações dos alunos ao se enxergarem nos espelhos. As reações foram diversas, exploraram o espaço, deram risada ao se enxergar, beijaram a si mesmos, dançaram. Teve aqueles que tiveram insegurança do espaço novo. Se ver no espelho foi algo que trouxe muita alegria, conhecer a si mesmo de corpo inteiro e o afeto que tenho comigo e quando vejo meus colegas.
Objetivos
Proporcionar conhecimentos sobre o corpo, os cuidados com a saúde e higiene, bem como o desenvolvimento da afetividade.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias
Articulação com o currículo
- Identidade e autonomia; Linguagem oral; Linguagem matemática; Linguagem artística; Linguagem da natureza. Linguagem matemática; Linguagem oral; Linguagem do movimento. Linguagem da sociedade; Identidade e autonomia; Linguagem oral e escrita; Linguagem artística.
- Controle dos esfíncteres; Higiene corporal; Partes do corpo; Sensações; Contagem; Expressão de sentimentos e emoções; Ritmo e melodia. Noções de contagem; Conhecimento das partes do corpo; Coordenação motora ampla. Descobrir e reconhecer o seu corpo e suas habilidades; Socialização através da afetividade; Cuidados com o próprio corpo; Cuidado; Afetividade.
- Confeccionar um boneco de pano que será o mascote da turma, através dele trabalhar as diferentes partes do corpo, bem como os hábitos de higiene e o afeto. Desenhar um aluno, através desse desenho nomear as partes do corpo. A criança levará para casa um boneco com fraldas, bico, mamadeira que terá o objetivo de estimular o cuidado e a relação entre pais e filhos.