Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Mundo das Sensações
Expedição Investigativa

Foi realizada no espaço externo da escola, com diferentes materiais e objetos, sendo que se delimitou este espaço para que os bebês explorassem o que estava sendo disponibilizado.
Oferecemos alguns recipientes contendo objetos diferenciados, tampas de panelas de alumínio de plástico, gelecas, massa de modelar, massa comestível crua, isopor, cesto com cones de costura de diversos tamanhos, diferentes potes, colheres, peneiras, etc. Também disponibilizamos no espaço

Objetivos

Oportunizar aos bebês experiências que os tornem protagonistas no cotidiano escolar, em um espaço de possibilidades, vivências e brincadeiras que envolvam os contextos artísticos e culturais. Ampliando as interações e brincadeiras entre seus pares e demais crianças, favorecendo a constituição destes sujeitos e ampliando a sua autonomia em relação aos elementos e objetos ofertados.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças do berçário, professores, pais,responsáveis e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Experiências Sensoriais,
Socialização
Interação
Linguagens
Brincadeiras

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os bebês elencaram algumas texturas para suas brincadeiras e interações, sendo que outras sequer foram percebidas. As tentativas de experimentação foram intensas, colocando na boca, sentindo gostos, acariciando na pele, sentindo a textura, colocando e retirando dos recipientes, assim como a sonorização que cada objeto apresentava ao ser tocado. As interações estabelecidas

Ficha Técnica
Escola
EMEI Raio de Sol

Turma
Berçário I

Número de alunos
7

Educadores
Tanise Cristina Fidencio, Priscila Huber, Andressa Bandeira, Adrieli Rigotti e Loreni dos Santos.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ajuricaba

Cooperativa
SICREDI DAS CULTURAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AJURICABA

Ao final do projeto espera-se que os bebês tenham se envolvido nas brincadeiras e interações proporcionadas, ampliando a participação em atividades sensoriais, as quais proporcionam prazer e conhecimento do próprio corpo, movimento e interação com espaços e com demais bebê e crianças da escola.