Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

O JARDIM ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
Expedição Investigativa

Observando a rotina normal da turma, percebeu-se que o interesse por livros era grande. A turma gosta de manusear livros, revistas e outros materiais, principalmente para realizar uma leitura das imagens, identificando os objetos e imaginando o que acontece com os personagens.

Objetivos

Oportunizar situações de aprendizagem a partir de momentos de contação de histórias e manuseio de livros. Incentivando os alunos a terem o hábito da leitura, desenvolvendo o gosto e o desejo, ampliando o vocabulário, a imaginação e a criatividade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos da educação infantil, Pré I, professora da turma e a família dos alunos envolvidos.

Articulação com o currículo

Recontar histórias, exercitando a memória auditiva;
Organizar na sala o Cantinho da Leitura, proporcionando um ambiente agradável e acolhedor para os momentos de leitura;
Vivenciar novas emoções, fantasias e dramatizações a partir da história que estará sendo contada;
Possibilitar a integração da família com as propostas de leitura, oportunizando momentos de união e afeto;
Desenvolver o hábito de ouvir histórias com atenção;
Ampliar a expressão e comunicação por meio de atividades com desenhos, pinturas e colagens a partir da leitura;
Trabalhar a autonomia e a identidade através da construção do Livro do Nome;
Utilizar os contos de fadas para trabalhar valores, possibilitando enriquecer a criatividade e a imaginação;


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.I.E.F. PLÁCIDO DAMIANI

Diretor
JOSMARI MAZIERO FERREIRA

Turma
PRÉ I

Número de alunos
15

Educadores
Taiane Angela Klipel

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipê

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPE

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo - Faculdade IDEAU - Getulio Vargas/RS
Percebe-se que a turma passou a ter mais interesse pelos livros, lembrando-se facilmente das histórias contadas, gostando de olhar as figuras e manusear os livros no Cantinho da Leitura. Nota-se também que até mesmo nos momentos de brincadeira, as crianças costumam pegar os livros e brincar de ser professora e contar as histórias para os “alunos”, retratando aquilo que elas vivenciam na escola.
Taiane Angela Klipel | Professor(a)