Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Dinheiro dá em árvore? Eu estou aprendendo muitas coisas que eu não sabia sobre o dinheiro antigo, como eles faziam as trocas com o sal, as moedas de prata, ouro e papel moeda. Isso pra mim é muito divertido, pois aprendo como era antigamente.
Abraão Gabriel Paz Cosma | aluno(a)
Expedição Investigativa

Visitamos dois supermercados da cidade onde foi realizada uma pesquisa de preços e entrevista para saber como o supermercado adquire os produtos.

Objetivos

Compreender como surgiu o dinheiro e reconhecer o trabalho como processo fundamental para que haja movimentação financeira.

Comunidade de Aprendizagem

Foram convidadas duas mães de alunos: uma que mora no campo e outra na cidade para conversar sobre suas atividades diárias, onde relataram sobre os produtos adquiridos no supermercado e os produzidos no campo, enfatizando a importância de economizar dinheiro.

Articulação com o currículo

Matemática: Situações-problemas; Contagem de dinheiro; Observação do ticket do supermercado(produtos vendidos em grama, em litro ,etc)
Português: Leitura e contação de história de como surgiu o dinheiro, de onde originou-se a palavra salário; Confecção de cartazes.
História: Processo de produção das cédulas e pra onde vai o dinheiro que é tirado de circulação.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Eduardo Machado

Diretor
Raquel Gehlen

Turma
4º Ano “C”

Número de alunos
25

Educadores
Mônica Sepanscki Garcia

Estado
Paraná

Município
Mariópolis

Cooperativa
SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARIOPOLIS

Apoiadores
Sicredi e Prefeitura Municipal de Mariópolis

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
A partir da aplicação do projeto, pode-se perceber o interesse das crianças em relação ao assunto, bem como a participação de todos na realização das atividades. O projeto oportunizou um novo olhar e um novo encaminhamento das atividades, com resultados positivos.
Mônica Sepanscki Garcia | Professor(a)