Classificação: Educação Especial
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O grande amigo do homem Algumas crianças falam, “Porque a Princesa não veio antes para a escola?” outros com a ausência de comunicação oral expressão por meios de gestos, posturas e diversas reações faciais.
N.M | aluno(a)
Segundo o pai de um aluno, relata que o seu filho só fala da Princesa que têm lá na escola, nos fins de semana ele acha falta de brincar por isso tivemos de adotar uma cachorrinha para ele.
Outro pai de outra família relata que lá na casa dele só se fala da cachorrinha que tem na escola.
Uma mãe nos diz que todos as crianças especiais deveriam ter um animal de estimação em casa.
M.M | responsável
Expedição Investigativa

Através da vinda da cachorra na escola, ouve uma interação de afetividade com a cachorra e as crianças. Notou-se que houve uma brincadeira lúdica entre ambos.

Objetivos

Vivenciar situações em que as crianças percebam e pratiquem o respeito, os limites, as regras, através de interações lúdicas com o animal de estimação aprendendo como brincar, como alimentar, como desenvolver a higiene pessoal e dos objetos utilizados nas brincadeiras realizadas.

Comunidade de Aprendizagem

comunidade escolar

Articulação com o currículo

Através desta temática trabalhamos focado no desenvolvimento da alfabetização, linguagem, memória, imaginação, criatividade entre outros aspectos relacionados ao desenvolvimento formal e integral do aluno.


Ficha Técnica
Escola
Escola de Educação Especial Recanto da Alegria- APAE

Diretor
Nelma Salamoni Sinhori

Turma
Educação Infantil, Ciclo I e Ciclo II

Número de alunos
17

Educadores
Ivete Pozebon, Leonilda Pinno, Vanessa Siega e Juleide Almeida

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Assessoria Pedagógica
FAI FACULDADES
Acredito que foi muito louvável a escolha do nome para o Projeto sendo “O Grande Amigo do Homem”, visualizando e vivenciando o grande interesse e envolvimento coletivo dos alunos pelo animal cachorro, na realização das atividades, na demonstração de sentimentos, carinho, respeito e de proteção com o mesmo.
Ivete, Vanessa, Juleide, Leonilda | Professor(a)