Brinquedos e brincadeiras da Vovó
“ No nosso tempo as crianças eram mais felizes.
Marileuza Silva Cardoso | responsável
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada no pátio da escola no início das aulas com a intenção de sabermos quais as brincadeiras preferidas entre os alunos, essa primeira entrevista foi realizada entre crianças de 04 a 12 anos de idade. Em seguida também realizamos entrevistas com a vizinhança e os familiares das crianças envolvidas no projeto, onde registraram tudo se utilizando de questionários, fotos e gravações.
Objetivos
Explorar o mundo das brincadeiras e brinquedos do tempo da vovó.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto foi realizado com uma turma de 3° ano A, do período matutino, que contava com 24 alunos em sala, somados com a parceria da professora Jussara Cavalcante e toda comunidade escolar. As atividades foram desenvolvidas pela vizinhança;Entrevista com as crianças da escola e seus familiares, contar histórias, cantigas e confecção de brinquedos.
Articulação com o currículo
Português: Leitura de textos diversos, escrita, acrósticos, entrevista com os coleguinhas, vizinhança e familiares.Matemática: Quantidade, números, medidas, tabelas e gráficos.História: Transformações e mudanças através do tempo.Geografia: Tipos de brincadeiras nas Regiões Brasileiras.Ciências: Linha do tempo.Artes: Obra artísticas, confecção de brinquedos, cartazes, painéis com exposições de fotos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema foi após várias ideias de nomes com votação dos alunos em sala de aula, chegando de comum acordo em “Brinquedos e brincadeiras da vovó’’. A abelha mascote foi sorteada para fazer as visitas nas casas dos alunos, com um pequeno relatório de como foi a escolha do projeto e as atividades a serem realizadas. A cada visita os pais enviavam as fotos dos alunos e família com a abelha.