CONHECENDO MEU CORPINHO
Expedição Investigativa
Aconteceu na quadra ao lado da escola com aparelhos de ginasticas. Foram propostos alongamentos, desafio de circuito com cordas, bambolês e obstáculos, onde percorriam um de cada vez observando o seu equilíbrio e agilidade. Em duplas desenhou-se o colega na quadra, observando seus contornos. Os alunos foram convidados a explorar os aparelhos de ginastica.
A pergunta exploratória foi: o que posso fazer com o meu corpo?
Objetivos
Identificar as partes que compõe o corpo como um todo e observar cada parte isoladamente identificando sua função, tomando consciência de si, de seus semelhantes e do meio em que vive.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professoras, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
- Reconhecer as partes do corpo humano;
- Conhecer a nomenclatura;
- Conhecer o corpo do colega;
- Observar as partes;
- Trabalhar contagem;
- Estimular observação e atenção;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla;
- Instigar a desafiar limites;
- Estimular o fortalecimento da musculatura;
- Constatar o peso e altura de cada um;
- Estimular a afetividade e a integração;
- Desenvolver a criatividade.
Desenvolver a motricidade, a percepção, atenção e a concentração;
- Trabalhar as cores, tamanhos;
- Quantidades/contagem;
- Estimular o imaginário, a fantasia, a afetividade, a integração;
- Estimular o olfato, a visão, a audição, o paladar e o tato.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A professora juntamente com as crianças conversaram em uma roda sobre a experiencia das atividades e confeccionaram o cartaz com conhecimentos prévios e o que mais gostaram de aprender sobre a temática. Juntamente com os alunos foi escolhido o nome do projeto: Conhecendo o meu corpinho