Eu, minha família, minha escola
“ Aprendi que devemos amar e respeitar todas as pessoas, principalmente os nossos pais.
Kamila | aluno(a)
Expedição Investigativa
Fizemos um passeio nos arredores da escola, visitamos as famílias vizinhas da escola e ao retornar para sala de aula, foi realizada uma conversa sobre o passeio, com posterior representação em desenhos. Os dados colhidos durante esse momento serviram para a escolha do tema do projeto.
Objetivos
O objetivo desta ação foi fortalecer o vínculo família e escola, a cooperação e a valorização da família. Por isso realizamos a aula em família. Os pais vieram para a escola e juntos com seu filho (a) participaram da aula, neste dia cada família contou a sua história de origem. Fizeram os desenhos para o varal de desenhos e a confecção do quadro de cada família dos alunos.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias Habitzreiter, Neinas, Amorim, Muller, Machado, Brenner.
Articulação com o currículo
Linguagem da natureza e sociedade: Eu, família, casa, valores, corpo humano, socialização, passeio pela escola; Linguagem oral e escrita: Músicas, coordenação motora fina, literatura infantil, nome, família, cantigas, crachás, contar, recantar, dramatizar histórias; Linguagem artística: Desenhos, músicas infantis, expressão corporal, leitura de imagens, maquete, pintura, cartaz, dobradura; Linguagem da natureza e sociedade: Eu, família, casa, escola, músicas, contação de histórias, valores; Linguagem oral e escrita: Músicas coordenação fina e ampla, leitura de imagens, diálogo, nome e sobrenome, crachás; Linguagem matemática: noção de tamanho, limites, disciplina, valores, números, formas, cores, figuras geométricas, seriação números, quantidade; Linguagem oral e escrita: Poesias, músicas, alfabeto, nome da escola, histórias, meios de transporte; Linguagem matemática: Geometria, maquete, números, quantidade, seriação.