Vivenciando Saberes na Agricultura
“ Eu estou gostando do nosso projeto, porque todos os trabalhos são importantes e ajuda na educação, isso também depende bastante de nós e do esforço de cada aluno, isso é importante e ajuda no nosso futuro. E precisamos ser obedientes aproveitar o máximo o nosso tempo e estudar bastante e todos os projetos desenvolvidos na escola nos ensinam muito. E que precisamos colocar nossos estudos em primeiro lugar.
Rosangela | aluno(a)
“ Acho muito importante esse programa, isso trás conhecimento e interesse por nossa agricultura é um incentivo para nossas crianças, precisamos incentivá-los na agricultura, porque é dela que sai nosso sustento e assim eles ficam sabendo épocas de plantio e sobre os alimentos que são importantes para nosso corpo físico. Aprendem como se alimentar de uma maneira mais saudável.
Célia Amorim | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi desenvolvida nos arredores da escola. Os alunos fotografaram, olharam e exploraram o ambiente. Percebeu-se que os demonstraram grande interesse para as plantas alimentícias, especialmente a mandioca e as ramas de batata.
No retorno à escola realizou-se uma roda de conversa. Os alunos foram questionados sobre o que gostariam de estudar, pesquisar mais sobre. Observou-se que o interesse se voltou aos alimentos que produzem na sua comunidade.
Objetivos
Proporcionar por meio de diálogo e experiências formação de cidadãos críticos e participativos, que busquem através de sua curiosidade e observação do lugar onde vivem, envolver-se na busca por novos saberes. Despertar conhecimentos e valorização do lugar onde vivem, possibilitando crescimento intelectual e envolvimento social.
Comunidade de Aprendizagem
Escola Estadual Getúlio Vargas, Adriane Habitzreiter e pais.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Textos dos variados tipos de textos, leitura silenciosa, diálogo, relatório, história em quadrinhos, textos informativos, leitura, produção, uso do vocabulário, gramática, tipos de frases, reescrita de textos; Ciências: Tipos de alimentos, importância de uma boa alimentação, nutrientes, importância da água; Ensino Religioso: Diálogo, parábolas, rodas de conversa sobre importância e hábitos de uma boa alimentação, cooperação e respeito, conscientização de que a construção coletiva é importante, valorização de tudo que aprendemos e podemos aprender; Artes: Palestra, elaboração de cartazes sobre alimentação saudável, construção da pirâmide alimentar, passeio as casas de alguns alunos; Educação Física: Exercícios físicos.