HORTA ESCOLAR ORGÂNICA
“ Há tempo já planejávamos fazer a composteira da escola, pois sempre sobravam resíduos orgânicos da merenda. Quando comecei a fazer a composteira junto a outros alunos e professores fiquei feliz, pois é muito bom trabalhar em grupo. Também aprendi a fazer várias coisas. Vieram pessoas fazer oficinas, dizendo qual era o lugar adequado e que tipo de minhoca era melhor para compostagem.
Com isso fiquei muito feliz de ter esta oportunidade de ajudar a escola e a aprender novas coisas
CLECIANO RECH | aluno(a)
Expedição Investigativa
Realizamos expedições no espaço escolar com as turmas, tendo como objetivo observar, questionar e relatar seus interesses de aprendizagem e potencialidades existentes no espaço de estudo.
Objetivos
Conscientizar a Comunidade Escolar e local quanto à importância do projeto “Horta Escolar Orgânica” como laboratório vivo de consciência pública, voltada a educação alimentar e a preservação ambiental, despertando o interesse do jovem pelo agronegócio e cultivo orgânico, através de seminários, palestras, atividades práticas e interdisciplinares de forma sistemática e transversal nas atividades pedagógicas.
Comunidade de Aprendizagem
Estão envolvidos neste Projeto, alunos, professores pais, Emater, Secretaria da Agricultura, Produtores Ecologistas do município, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e Centro Ecológico.
Articulação com o currículo
•Português: Elaboração de textos, receitas e panfletos informativos da Horta.
•Matemática: Cálculos sobre dimensão de canteiros, dosagens, proporção, construção de gráficos e tabelas de custos de produção e rendimento.
•Ciências: Um laboratório vivo, estufas de germinação. Análise físico-química da água, adubação e correção de solo. Orientar a elaboração de inseticidas e defensivos agrícolas naturais.
•História: Uso dos alimentos como ferramenta para o resgate do folclore, valores culturais e regionais. Origem da agricultura e dos alimentos cultivados na unidade escolar.
•Geografia: Coordenadas geográficas,Mudanças Climáticas, Ecossistemas, IDH, Tipos de Solos, Fotoperiodismo, Biomas, Biodiversidade, Renda per capta e Gráficos informativos.
•Educação Física:gincana do campo.