Classificação: AGRICULTURA ORGÂNICA
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

HORTA ESCOLAR ORGÂNICA Há tempo já planejávamos fazer a composteira da escola, pois sempre sobravam resíduos orgânicos da merenda. Quando comecei a fazer a composteira junto a outros alunos e professores fiquei feliz, pois é muito bom trabalhar em grupo. Também aprendi a fazer várias coisas. Vieram pessoas fazer oficinas, dizendo qual era o lugar adequado e que tipo de minhoca era melhor para compostagem.
Com isso fiquei muito feliz de ter esta oportunidade de ajudar a escola e a aprender novas coisas
CLECIANO RECH | aluno(a)
Expedição Investigativa

Realizamos expedições no espaço escolar com as turmas, tendo como objetivo observar, questionar e relatar seus interesses de aprendizagem e potencialidades existentes no espaço de estudo.

Objetivos

Conscientizar a Comunidade Escolar e local quanto à importância do projeto “Horta Escolar Orgânica” como laboratório vivo de consciência pública, voltada a educação alimentar e a preservação ambiental, despertando o interesse do jovem pelo agronegócio e cultivo orgânico, através de seminários, palestras, atividades práticas e interdisciplinares de forma sistemática e transversal nas atividades pedagógicas.

Comunidade de Aprendizagem

Estão envolvidos neste Projeto, alunos, professores pais, Emater, Secretaria da Agricultura, Produtores Ecologistas do município, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e Centro Ecológico.

Articulação com o currículo

•Português: Elaboração de textos, receitas e panfletos informativos da Horta.
•Matemática: Cálculos sobre dimensão de canteiros, dosagens, proporção, construção de gráficos e tabelas de custos de produção e rendimento.
•Ciências: Um laboratório vivo, estufas de germinação. Análise físico-química da água, adubação e correção de solo. Orientar a elaboração de inseticidas e defensivos agrícolas naturais.
•História: Uso dos alimentos como ferramenta para o resgate do folclore, valores culturais e regionais. Origem da agricultura e dos alimentos cultivados na unidade escolar.
•Geografia: Coordenadas geográficas,Mudanças Climáticas, Ecossistemas, IDH, Tipos de Solos, Fotoperiodismo, Biomas, Biodiversidade, Renda per capta e Gráficos informativos.
•Educação Física:gincana do campo.


Ficha Técnica
Escola
E.M.E.I.E.F. PLÁCIDO DAMIANI

Diretor
JOSMARI MAZIERO FERREIRA

Turma
5º AO 9º ANO

Número de alunos
68

Educadores
ANDRÉIA CEARON, ENEDINA ZANOTTO PONTEL, GRASIELE AVER CALLIARI, JOSMARI MAZIERO FERREIRA, LUANA AGUSTINI NOVELLO, LUCINÉIA BORTOLOTTO, MAICO PARISOTTO E TATIANE ZULIANELLO

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipê

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPE

Apoiadores
EMATER E CENTRO ECOLÓGICO

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo - Faculdade IDEAU - Getulio Vargas/RS
Com esta experiência podemos adquirir conhecimentos que não teríamos aprendido em sala de aula. Foi muito interessante perceber a troca de conhecimento entre os estudantes e entre estudantes e professores. Ficamos impressionados com o conhecimento de alguns estudantes nas etapas de fazer o nivelamento do terreno, na fundação e no assentamento de tijolos. Percebemos que nesta etapa tínhamos muito a aprender com eles. Foi gratificante perceber a alegria dos alunos em nos ensinar algo novo.
MAICO PARISOTO E ENEDINA ZANOTTO PONTEL | Professor(a)