Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo e brincando com as sensações
Expedição Investigativa

A sala foi ambientada para estimular as crianças a manusear diferentes objetos. As crianças se encantaram pelos elementos que emitiam sons. Exploraram atentos os materiais, cada um no seu tempo. A partir da observação sentimos a necessidades de proporcionar um espaço para que as crianças pudessem explorar e fazer as suas descobertas.

Objetivos

Estimular a criança a explorar diferentes possibilidades, a fim de desenvolver a sensibilidade tátil, visual e auditiva e a percepção de mundo, expressando-se por meio dele.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias;
Prefeitura de Obras;
Crianças e professoras.

Articulação com o currículo

1. Caixa Surpresa: Escondemos diferentes objetos (opostos) de texturas para que pudessem tocar e tentar adivinhar;
2. Elementos da Natureza: Deixamos que brinquem com folhas verdes e secas, galhos grossos e finos, raízes de diferentes formatos;
3. Móbiles de PVC: Confeccionamos um móbile gigante, fixando objetos (fitas, bolinhas, tampinhas....), estando ao alcance deles;
4. Pote da calma: Colocamos água em garrafas pet (pequenas), misturando purpurina, lantejoulas, bolinhas, retalhos de eva coloridos....
5. Tapete sensorial: Espalhamos no chão diferentes materiais para que as crianças caminhem sobre eles. (barbante, pedrinhas, algodão, lixa...);
6. Painel Sensorial: Objetos com texturas diversas para exploração;
7. Tesouro escondido: Utilizar um saco plástico com figuras ou objetos, colocando também arroz (ou sagu, feijão), para que através do tato, procurem o tesouro.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar

Turma
Berçário II

Número de alunos
22

Educadores
Gerarda Michels Prante, Sarita Dresller, Marta Goelzer,Maiara Rauch, Vania Tiemann, Eduarda Busch e Elisangela Muller

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quinze de Novembro

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUINZE DE NOVEMBRO

O projeto foi bastante significativo para as nossas crianças e para nós como professoras, por que oportunizou um espaço onde as crianças puderam descobrir e experenciar novas sensações.