Descobrindo o corpo, o movimento e as cores no berçário A
Expedição Investigativa
A escolha desse projeto surgiu a partir de observações diárias com as crianças do Berçário A e com uma expedição exploratória. Durante a expedição, que se basearam em mostrar diferentes estações, com instrumentos musicais, bolas coloridas, garrafas com E.V.A. de diferentes cores, bambolês...
Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento psicomotor, emoções e sentidos, através de atividades e da experimentação de diversos materiais, e ampliar a relação escola/família.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias, crianças e professoras.
Articulação com o currículo
• Latas coloridas: para que as crianças possam vivenciar as cores e os desafios. Noção de dentro e fora, colocar os objetos na lata;
• Caixas coloridas: para que as crianças possam empilhar e perceber as diferenças de cores, tamanhos e formas;
• Bolinhas coloridas: em luvas transparentes as crianças irão interagir despertando as sensações;
• Cordão das bolinhas para as interações com os objetos;
• Sacolas surpresa: com a ajuda de obstáculos na sala as crianças irão descobrir formas e cores diferenciadas dentro das sacolas;
• Cortina sensorial: com a ajuda da família confeccionar uma parte da cortina sensorial;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Notamos que as crianças que já conseguem se locomover gatinhando foram para os bambolês e os ergueram e balançaram, mas isso não nos convenceu porque era o que estava mais próximo o por isso pode ter sido a escolha, mas indiferente do objeto que seguravam, balançavam e medida que uma fazia isso acabava atraindo as outras, confirmando então que o movimento para a criança significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço, ela se expressa, se comunica e interage.