Leitura e escrita para crianças
“ As crianças no coletivo falaram que o projeto ajudou muito em vários sentidos, um deles foi melhoramento na leitura e escrita por vários alunos pois muitos não liam e nem escreviam, aprenderam, pois hoje os mesmos estão lendo e escrevendo, isso deu a eles uma enorme felicidade.
Turma 2 ano II | aluno(a)
Expedição Investigativa
Nossa Expedição Investigativa aconteceu na biblioteca da escola e na municipal com a pergunta o que podemos aprender nesse lugar? Nas bibliotecas observamos vários objetos, entre os livros também encontramos esqueletos, livros sobre o corpo humano, mapas, brinquedos, entre outros. Mas mesmo diante de muitas ideias, as crianças ficaram encantadas com a quantidade de livros o que despertou curiosidades sobre leitura.
Objetivos
Melhorar a leitura e a escrita a partir do protagonismo das crianças valorizando a sua participação no processo ensino aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Dilceia e Marfisa, contadoras de histórias da biblioteca municipal.
Marta, contadora de história.
Participação das famílias na produção dos livros.
Articulação com o currículo
Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, como poesia, fábulas, parlendas, folclore, cantigas populares, etc.
Contação de histórias, reflexão e debate sobre a narrativa e construção de novos finais para as histórias, demonstrando noção de justiça e igualdade. Valores humanos.
Produção de livros individuais com tema e gênero textual livres, cada criança escolheu a história que gostaria de narrar.
Produção de história coletiva e registro em livrinho, definimos o tema sobre os cachorros de rua a partir de votação.
Entrevista com as atendentes da biblioteca municipal sobre os dados dos livros que foram utilizados para organizar problemas matemáticos. Análise da quantidade de livros adquiridos ao longo do tempo, temporalidade, série histórica de dados quantitativos.
Receitas, unidades e medidas, operações matemáticas.
Criação de versos e apresentação para comunidade escolar.