Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O que tenho de igual e diferente A cor de nossa pele é diferente uns dos outros pode ser preta, branca ou até meio amarela. O cabelo, o tamanho, peso, idade e até os olhos são diferentes inclusive, uns precisam de óculos para enxergar enquanto outros nem isso adianta são cegos. Portanto, precisamos sempre respeitar e ajudar os outros.
Depoimento da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa

A turma assistiu o vídeo Milly e Molly- episódio Elisa, o qual relata a frequência na escola de uma menina com deficiência. No dia sete de agosto ocorreu o passeio curioso na APAE de Três Palmeiras onde as crianças perceberam algumas diferenças entre as pessoas que lá estavam. A maioria das crianças no início estava com um pouco de vergonha, mas logo foram se socializando e se divertiram muito.

Objetivos

Respeitar as diferenças aceitando o outro.

Comunidade de Aprendizagem

Professora Neucélia, portadora de deficiência, Zenite, ex funcionária da escola, hoje com limitações, Silimara que é professora de Educação Especial e alunos da APAE.

Articulação com o currículo

Roda de conversa com pessoas com deficiência física. Atividade de integração entre a turminha e os convidados. Trabalhar as limitações;
Sistematizar as percepções de diferentes formas: (desenho e pintura); Integração com lanche com os alunos Apaeanos, Roda de conversa com pessoas com deficiência auditiva e física. Como se comunicam a partir das diversas deficiências: linguagens (braile e libras);
Sistematizar as percepções de diferentes formas: massinha.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Observou-se que as crianças perceberam que: As pessoas diferentes não enxergavam não falava certo; Não são todas da mesma cor. Tinha um homem com cor preta como eu. Uma pessoa um pouco pequena mas, não era criança. Foi legal brincar com aqueles alunos da APAE, naquele lugar é uma escola de alunos grandes. Lá na casa tinha até cadeira de roda e banheiro .Era diferente e engraçadinhos.

Ficha Técnica
Escola
EMEI Pingo de Gente

Turma
Pré A

Número de alunos
17

Educadores
Cassiane Grando Bertolin;i Manuela Tretin; Natalia Piloneto; Marcelo Nunes

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Palmeiras

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES PALMEIRAS

Assessoria Pedagógica
Essenciall
Foi muito gratificante desenvolver esse projeto, pois com poucas exceções, as crianças se envolveram com as atividades propostas, com as visitas e com os visitantes e entenderam que temos características iguais e diferentes, mas que todos temos muito amor para compartilhar.