O que tenho de igual e diferente
“ A cor de nossa pele é diferente uns dos outros pode ser preta, branca ou até meio amarela. O cabelo, o tamanho, peso, idade e até os olhos são diferentes inclusive, uns precisam de óculos para enxergar enquanto outros nem isso adianta são cegos. Portanto, precisamos sempre respeitar e ajudar os outros.
Depoimento da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
A turma assistiu o vídeo Milly e Molly- episódio Elisa, o qual relata a frequência na escola de uma menina com deficiência. No dia sete de agosto ocorreu o passeio curioso na APAE de Três Palmeiras onde as crianças perceberam algumas diferenças entre as pessoas que lá estavam. A maioria das crianças no início estava com um pouco de vergonha, mas logo foram se socializando e se divertiram muito.
Objetivos
Respeitar as diferenças aceitando o outro.
Comunidade de Aprendizagem
Professora Neucélia, portadora de deficiência, Zenite, ex funcionária da escola, hoje com limitações, Silimara que é professora de Educação Especial e alunos da APAE.
Articulação com o currículo
Roda de conversa com pessoas com deficiência física. Atividade de integração entre a turminha e os convidados. Trabalhar as limitações;
Sistematizar as percepções de diferentes formas: (desenho e pintura); Integração com lanche com os alunos Apaeanos, Roda de conversa com pessoas com deficiência auditiva e física. Como se comunicam a partir das diversas deficiências: linguagens (braile e libras);
Sistematizar as percepções de diferentes formas: massinha.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Observou-se que as crianças perceberam que: As pessoas diferentes não enxergavam não falava certo; Não são todas da mesma cor. Tinha um homem com cor preta como eu. Uma pessoa um pouco pequena mas, não era criança. Foi legal brincar com aqueles alunos da APAE, naquele lugar é uma escola de alunos grandes. Lá na casa tinha até cadeira de roda e banheiro .Era diferente e engraçadinhos.