Classificação: tecnologia
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

QR CODE – Inovação Tecnológica no Desenvolvimento da Educação
Expedição Investigativa

Começou em um curso realizado pela Editora Positivo aos Professores da Cooperativa Educacional de Comodoro – COEDUC.
Após esse curso disponibilizei aos alunos algumas atividades utilizando os QR Codes, partindo dos alunos o interesse em desenvolver um trabalho mais detalhado sobre essa tecnologia que poderia ser utilizada em sala de aula.
Através destas atividades foi possível ter contato com um material riquíssimo disponibilizado na internet e facilmente acessado pelos alunos.

Objetivos

Escanear um QR Code com seu celular serve para mais coisas do que participar de promoção, comprar pizza com desconto ou ler mais informações sobre uma obra no museu. O quadradinho que parece um código de barras pode armazenar vários tipos de informações, inclusive algumas úteis para atividades em aula.

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos repassaram a mesma experiência realizadas em sala de aula para os pais e as atividades que estavam sendo utilizadas pelos mesmos em sala de aula e conhecendo essa nova tecnologia de imagens do código de barras 2D os QR Codes. Os pais reagiram com certa desconfiança sobre essa tecnologia e como que seriam realizados os estudos na sala de aula, os filhos explicaram aos seus pais que seria uma experiência que estava sendo desenvolvido um projeto com estudos mais detalhados.

Articulação com o currículo

Os alunos repassaram a mesma experiência realizadas em sala de aula para os pais e as atividades que estavam sendo utilizadas pelos mesmos em sala de aula e conhecendo essa nova tecnologia de imagens do código de barras 2D os QR Codes. Os pais reagiram com certa desconfiança sobre essa tecnologia e como que seriam realizados os estudos na sala de aula, os filhos explicaram aos seus pais que seria uma experiência que estava sendo desenvolvido um projeto e possivelmente após estudos mais detalhados algumas atividades principalmente com pesquisa de conhecimento de alguns conteúdos na disciplina de biologia e ciências e que seria apresentado com o uso dessa nova tecnologia.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Através de atividades foi possível ter contato com um material riquíssimo disponibilizado na internet e facilmente acessado pelos alunos do ensino Fundamental Dois e Ensino Médio. Além de terem aprendido essa nova maneira de acessar sites e conteúdos da web, os estudantes puderam pesquisar ainda mais sobre o tema escolhido.

Ficha Técnica
Escola
COOPERATIVA EDUCACIONAL DE COMODORO - COEDUC

Diretor
Elorita Katia Malvezzi Dias

Turma
2° ENSINO MÉDIO

Número de alunos
14

Estado
Mato Grosso

Município
Comodoro

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COMODORO

Assessoria Pedagógica
Regina Aparecida Simião Versoza
RELACIONAR CONTEÚDO NAS AULAS
Numa aula sobre o Meio Ambiente, por exemplo, você pode colocar um QR Code que redirecione o estudante para sites de educação com os fatos e as principais informações sobre os assuntos locais, regionais, nacionais e mundiais. Dessa forma ele conseguirá relacionar fatos e consequências e criará a sua própria linha de raciocínio.
Jucinei Penso | Professor(a)