Pluralidade Cultural: Povos da América e solidariedade
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa foi realizada em sala de aula, laboratório de informática e centro cultural. Possibilitando os alunos desenvolver várias atividades pedagógicas como pesquisas teóricas sobre o tema proposto, confecção de cartazes e mural, promovendo assim momentos criativos e descoberta, como protagonistas da aprendizagem.
Objetivos
Construir uma reflexão sobre a identidade cultural, na perspectiva de entrelaçamento de diversas linhas do conhecimento, à suas origens brasileiras e como participantes de grupos culturais específicos (Povos da América).
Comunidade de Aprendizagem
A partir do desenvolvimento do projeto, pode-se desenvolver a afetividade, a socialização, a convivência, a cooperação, o respeito à diversidade e a valorização das diferenças. Incentivando os educandos na realização de atividades em grupo, promovendo o diálogo e o respeito ao outro. Os pais foram colaboradores do projeto, liberando seus filhos para serem feitas as intervenções fora da escola, bem como os centros culturais da nossa cidade.
Articulação com o currículo
O desenvolvimento do projeto, articulou áreas do conhecimento incluindo a disciplina de História, e a abordagem curricular foram inúmeras possibilidades que o projeto ofereceu para se explorar os conteúdos interdisciplinarmente. O índice formativo garantiu à aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades estimuladoras de competências, a ampliação dos conhecimentos científicos pautados nos princípios de Cooperação e Cidadania partindo de valores como: Respeito à Diversidade, Diálogo, Justiça.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O conselho de grupo aconteceu de forma interativa, antes e após cada atividade desenvolvida. Um momento de fundamental importancia para a construção da cidadania.