Ditirambo: Clube do teatro
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu, quando a turma do 5º ano “C” foi de ônibus até a principal avenida da cidade. Divididos em grupos, entrevistaram os comerciantes, funcionários e pessoas que circulavam na avenida. A expedição foi um momento muito importante pois cada explicação e resposta vinha de encontro com as aprendizagens, enriquecendo ainda mais o índice formativo e despertando o pertencimento e interesse pelo assunto.
Objetivos
Utilizar-se da linguagem teatral para contribuir com o trabalho e a ampliação dos horizontes com o trabalho em grupo, a ampliação dos horizontes culturais e promover através da arte cênica o contato e interesse por textos e autores variados, melhorando a oralidade e diminuindo a timidez.
Comunidade de Aprendizagem
Daniela Valério Barbosa – Maquiadora/ Pintora – roda de conversa sobre a profissão, caracterização de um personagem e oficina de maquiagem.
Goku artista local. Nerissa- auxilio para ensaios e peças, construção de cenários.
Articulação com o currículo
O projeto abrangeu as disciplinas de Artes e Língua Portuguesa. Possibilitou a interação perfeita entre as áreas.
Estudamos a arte de contar história, cena teatral, mímica, teatro de sombras de mamulengos e maquiagem.
Este estudo possibilitou as crianças desenharem figurino, manipularem bonecos e fantoches, treinarem o improviso, criarem máscaras e histórias, escuta, observação e estudo de textos e treino de voz.
Dentro desta gama enorme de conteúdos conceituais e procedimentais, as atitudes foram vivenciadas de maneira significativa, respeito pelas produções dos colegas, valorização do teatro brasileiro e principalmente a organização, cooperação e respeito para o trabalho coletivo.
Para tanto participamos de oficina de maquiagem com profissional da área de caracterização, visita a uma aula de teatro na casa da cultura e uma oficina semanal de cada um dos elementos que compõe o teatro.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os conselhos de grupo foram acontecendo conforme as ações do projeto necessitava decisões coletivas.
Realizou-se a escolha do nome do projeto, as peças teatrais à serem apresentadas à comunidade e a maneira que a culminância aconteceria.
O conselho de grupo possibilitou ouvir todas as opiniões e expectativas o que gerou a oportunidade de responsabilizá-lo coletivo e individualmente pelo sucesso do projeto.