Stop Bullying
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu em um intervalo da escola onde os alunos observaram as atitudes que podem ser consideradas falta de respeito, humilhação, exposição ou agressão. Em sala houve uma roda de conversa onde os alunos foram estimulados a falar dos sentimento que geram quando sofreram bullying. Os alunos comentaram como se sentiam, enquanto espectadores ou agressores.
Objetivos
Promover o estudo sobre a problemática do bullying a fim de minimizar os conflitos e contribuir para a aprendizagem de todos de maneira cooperativa e respeitosa.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto envolveu as demais turmas na escola desde a expedição, a pesquisa, divulgação dos resultados e apresentação de culminância com poemas realizados coletivamente e apresentações de dança.
Articulação com o currículo
Na disciplina de língua portuguesa o projeto favoreceu várias abordagens de gêneros textuais(cartazes, informativo, reportagens, paródias e poemas). Foi possível articular todos os objetivos de aprendizagem e os descritores previstos para o 5° ano, envolvendo todos os eixos.
Na área de humanas foram realizadas rodas de conversa sobre o tema, com os tipos e consequências na sociedade.
Na área de exatas foram realizados gráficos e exploração do tema em situações problemas outras atividades relacionadas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os conselhos de grupo foram acontecendo conforme foram surgindo decisões a serem tomadas, a escolha do nome do projeto aconteceu através de votação.Também foi através do conselho de grupo que as ações do projeto foram sugeridas como a ideia de uma pesquisa sobre a problemática e a confecção de painéis para a divulgação da campanha Stop Bullying.