Óleo de soja é um elemento químico?
“ Gostamos muito de trabalhar com projeto, pois oportunizou sairmos fora da sala de aula para pesquisar, entrevistar pessoas, participar em grupo nas atividades propostas, adoramos descobrir muitas coisas junto com colegas, professor e comunidade escolar.
Grupo de alunos. | aluno(a)
“ O trabalho do professor Alam com nossos filhos foi muito bom, desenvolveram assuntos muito interessantes e realizaram muitas práticas, todos os alunos se dedicaram bastante, a metodologia de Projeto é muito boa.
Grupo de mães. | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa deu-se através de uma visita à cozinha da escola, partindo do recorte do currículo relacionado aos elementos químicos,A pergunta exploratória foi determinada em função da seguinte premissa: “Quais os elementos químicos encontrados na cozinha da escola?”. A partir de então, os alunos entrevistaram as merendeiras, vasculharam, com a devida permissão, os armários, geladeiras e balcões em busca de algo que pudesse claramente ser um elemento químico.
Objetivos
Identificar quais os elementos que formam o óleo de soja a fim de compreender sua composição básica.
Comunidade de Aprendizagem
Professor, alunos, coordenadora local, comunidade escolar e comunidade local, produtor de Soja do município e família
Articulação com o currículo
Elementos Químicos;
Reações Químicas;
Meio Ambiente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a visita na roda de conversa, foram elencados vários assuntos relativos à pergunta exploratória, os alunos descreveram e citaram vários produtos e substâncias que puderam observar na cozinha da escola, tais como: gelo, carnes, ovos, massas, queijo, temperos, frutas, água, detergente, sabão, bicarbonato de sódio, açúcar, café, dentre outros. Mas o que chamou mais a atenção dos alunos foi uma garrafa de óleo de soja, compondo, na íntegra, o foco principal do projeto.